Planejamento Estratégico ou Gestão Estratégica?

Esta é uma pergunta feita especialmente por gestores de micro e pequenas empresas.

Nas empresas maiores não há esta dúvida.

O que há é uma enorme dificuldade em implementar a segunda (Gestão Estratégica).

Mas antes de responder objetivamente, vamos entender o que significa e comporta uma e outra.

É bem provável que ao final da descrição de cada uma já teremos a resposta.

Planejamento estratégico ou gestão?

Tomando como base a Wikipédia,

Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de planos de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. É um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. O planejamento estratégico prevê o futuro, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado, sendo crucial para o sucesso da organização e de responsabilidade sobretudo dos gestores.

A mesma Wikipédia diz que

Gestão Estratégica é um termo que se refere às técnicas de gestão, avaliação e ao conjunto de ferramentas respectivas (como software) concebidas para ajudar organizações privadas e públicas na tomada de decisões estratégicas e no alcance de seus objetivos. Para uma Gestão Estratégica ser implementada é fundamental que o gestor apresente dinamismo e tenha habilidade para organizar uma equipe com missão, visão e valores.

Assim, ficou fácil. Planejamento estratégico ou gestão estratégica são complementares.

Não se trata de um ou outro, mas de um e outro. Um depende do outro.

O planejamento não terá resultados sem uma boa gestão.

É muito comum as organizações elaborarem o planejamento estratégico e não conseguirem executá-lo por problema de gestão.

Os objetivos estratégicos, as metas, os planos de ações somente serão executados com qualidade e dentro do prazo estimado se houver mecanismo de controle, incluindo tecnologias que auxiliam em todo o monitoramento do planejamento.

Uma resposta

  1. Muito boa a colocação, tudo gira em torno do Planejar, Programar, Controlar, mas por trás disso, tem de existir a gestão. Gosto muito de ensinar através do Ver, Julgar (analisar), Agir. O gestor tem de ter a habilidade de ver, enxergar as oportunidades, cenários, entre outros, e a sabedoria de analisar para a partir daí preparar sua equipe para o agir, e também ensinar sua equipe a ver, julgar e agir. Isso se associa ao planejamento, a programação e aos controles. No fundo estamos rodando o velho PDCA.

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