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4 Dicas práticas para o planejamento estratégico de 2017

práticas para o planejamento estratégico

Daqui a pouco, estaremos em 2017. Então, está chegando o momento de definir as metas e refazer os planos. Relacionamos 4 dicas práticas para o planejamento estratégico que podem ajudar nesta tarefa que tem vital importância para quem deseja manter sua posição no mercado ou crescer e conquistar melhores resultados.

Confira nossas dicas práticas para o planejamento estratégico:

 

Dica 1: Analisar o cenário externo

A inflação vai reduzir? O PIB vai aumentar? O que o concorrente vai fazer?

No mercado brasileiro há ainda muitas dúvidas sobre a retomada da economia.

Por outro lado, se espera um ano melhor, com a inflação menor e com um PIB positivo.

Se a inflação tende a ser menor, a tendência é uma redução das taxas de juros o que pode significar um incentivo ao consumo.

As reformas prometidas pelo governo federal se forem cumpridas podem gerar uma confiança do mercado.

Numa análise de cenário externo também é indispensável analisar os movimentos da concorrência. Então, a recomendação é ir em busca da informação.

 

Dica 2: Analisar o cenário interno

Como foram os indicadores de 2016? Tem planejamento estratégico estrutura?

Com base nos dados de 2016, as empresas que tem a disciplina de registrar e monitorar o desempenho poderão perceber mais facilmente os pontos fortes a serem aproveitados e potencializados e os pontos fracos que devem ser eliminados ou mitigados com ações previamente definidas, que tenham data de execução e responsáveis.

 

Dica 3: Definir as metas

Quanto vai faturar? Qual o lucro quer alcançar? Quanto vai investir?

Conhecendo o cenário interno e estimando o cenário externo é possível definir novas metas.

As metas financeiras podem ser mantidas ou até acrescidas de um percentual de que leva em conta a melhoria da economia em 2017.

Dependendo do segmento em que atua e dos projetos que pretende desenvolver no ano que vem, o empreendedor pode pensar em crescer tanto em faturamento como em lucratividade.

Para isso, pode pensar em investimentos em estrutura física, tecnológica e de pessoal.

 

Dica 4: Planejar os planos de ação

Vamos construir os planos? Vamos fazer um plano de marketing digital?

Não basta apenas ter uma meta. Junto é preciso planejar as ações que serão executadas para que as metas sejam de fato alcançadas.

Toda empresa que queira crescer precisa ter um bom plano de marketing onde, nos dias atuais, entre o marketing digital.

Antes disso, deve ter um bom plano orçamentário que possibilite o investimento.

Outra dica é que todo o plano seja estruturado numa ferramenta que permita um acompanhamento eficiente, tanto das metas como também da execução das ações.

O Scopi é uma ferramenta que ajuda muito nisso.

 

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Redação Scopi
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