Artigos Destaque Introdutório

4 Grandes motivos para fazer um planejamento estratégico

Para que você fique ainda mais certo da importância desta área do planejamento, escolhemos 4 motivos para fazer um planejamento estratégico que vão te mostrar como porque é importante investir na sua construção e manutenção:

1. PARA SABER QUEM É
Saber quem é parece uma obviedade, porém é comum, ao longo do tempo, as empresas perderem a própria identidade. Outros começam um negócio sem uma definição clara sobre o que são ou querem ser. A velha máxima filosófica do “conhece-te a ti mesmo” se aplica também à gestão de uma empresa. Antes de agir, desenvolver produtos, realizar investimentos, assumir riscos, é fundamental a empresa reconhecer suas potencialidades (forças) e suas deficiências (fraquezas), além de identificar os motivos da sua existência. Fazer aquilo para o qual tem potencial e afinidade. Uma empresa com missão, visão e valores tem muito mais chances de construir uma história de sucesso e realização de seus sócios e funcionários. O planejamento estratégico ajuda na definição da filosofia e na análise interna da organização.

2. PARA SABER ONDE ESTÁ E ONDE QUER CHEGAR
O ser humano é um ser do desejo que está em constante movimento, projetando realizar suas vontades e sonhos e, desta forma, conquistar uma vida boa. Há muitas ameaças na caminhada, mas, ao mesmo tempo, a vida é cheia de oportunidades. Podíamos viver muitas vidas que não conseguiríamos realizar tudo que a vida proporciona. Antes de sair fazendo, como é de costume dos seres da ação, a recomendação é planejar. Quem não planeja, fica muito mais exposto à frustração de não concretizar seus sonhos. O planejamento estratégico ajuda a analisar os cenários externo e a partir daí definir nossos objetivos de curto, de médio e de longo prazo.

3. PARA SABER COMO CHEGAR
Outro dos motivos para fazer um planejamento estratégico é perceber que há muitos caminhos que levam ao mesmo lugar, porém, o tempo e o desgaste podem variar de um para outro. Dependendo da escolha, o destino pode ficar comprometido, sendo que um percurso bem planejado, possibilita que a realização se dê já no processo da caminhada, com menos dor e sofrimento. O tempo que se levará para planejar certamente será ainda inferior ao tempo que se desperdiça, quando se recorre ao método da tentativa e erro. O planejamento estratégico ajuda a pensar nos riscos que cada caminho oferece, prever os custos e montar um cronograma que poderá ser melhor acompanhado por todos.

4. PARA CHEGAR ONDE QUER ACOMPANHADO DE OUTROS
Muitos andam e andam, investem recursos e tempo e não chegam onde gostariam de chegar. Os que planejam, e planejam em grupo, conseguem mais êxito nas conquistas. Não é à toa que se diz que “ninguém é feliz sozinho”. Talvez, seja este um dos motivos pelos quais se constituam famílias. Nas empresas, o planejamento estratégico ajuda a integrar os sócios e os funcionários, tornando a instituição muito mais preparada para alcançar o que deseja, dentro de um contexto sistêmico.

E como se pode fazer tudo isso de uma maneira mais simples? Na área da tecnologia há softwares que auxiliam na construção e no acompanhamento do planejamento, que podem ser acessos de qualquer lugar e a qualquer momento. Veja o nosso post 10 dicas para escolher um software de planejamento estratégico.

Categorias: ArtigoseBooksNotíciasVídeos.

Veja também:

motivos para fazer um planejamento estratégico

Compartilhe:

Redação Scopi
Redação Scopi
O Scopi está comprometido em fortalecer a cultura do Planejamento Estratégico em todo o Brasil. Quer publicar um conteúdo em nosso blog? Escreva para comunicacao@scopi.com.br e saiba como fazer um guest post em nosso blog.
Você também pode se interessar
mulher trabalhando no computador com o planejamento estratégico aberto - canvas como fazer
Canvas: como fazer e usar para modelar o seu negócio
homem olhando para o relógio - falta de planejamento
Planejar não é perda de tempo: quem planeja tem mais chance de alcançar bons resultados!