Artigos

O que as apresentações da Apple nos ensinam sobre Cultura Organizacional?

Quem nunca ouviu falar sobre como é maravilhoso trabalhar na Apple? Centenas de entrevistas, infográficos, trabalhos acadêmicos e todo o tipo de mídia são divulgados todos os anos tentando destrinchar os fatores que fazem dessa empresa um grande lugar para se trabalhar. Dica: a Cultura Organizacional é um desses fatores. E, talvez não por acaso, a Apple seja a primeira empresa dos Estados Unidos a valer U$$ 1 trilhão de dólares.

Benefícios trabalhistas, altos salários, um ambiente que proporciona o empoderamento e crescimento de funcionários, descontos nos produtos Apple e maçãs de graça (sim, maçãs de graça) são apenas algumas das coisas boas. Para entender de verdade o que faz da Apple um exemplo, precisaremos nos aprofundar um pouquinho mais no que está por trás da sua Cultura Organizacional.

Mas você sabe o que é Cultura Organizacional?

Para compreender no que, de fato, consiste a Cultura Organizacional de uma empresa, vamos recorrer a um pequeno exercício filosófico – vai ser divertido, você vai ver. E, além disso, você nunca mais irá esquecer o que o termo significa.

Vamos pensar nas raízes das palavras que compõem a expressão “Cultura Organizacional”. Primeiro temos cultura, que nada mais é do que o conjunto de costumes, ideias, leis e valores de uma sociedade. Nesse caso, podemos considerar a Apple como uma pequena sociedade, com suas próprias normas internas. Cavando mais fundo ainda na filosofia, também podemos encontrar o termo “cultura” relacionado à mudança: “A cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui”, como já diria Ortega y Gasset.

Já o termo “organizacional”, muito mais simples, refere-se a tudo e qualquer coisa que tenha a ver com a organização. Dessa forma, podemos traduzir Cultura Organizacional para Valores-ideias-leis-costumes da empresa.

Como a Apple trabalha sua Cultura Organizacional?

A fórmula por trás do sucesso da Apple também pode ser percebida nas suas apresentações – sejam elas para discutir ideias da empresa ou para introduzir um novo produto ao mercado. Já nesse contato com o público conseguimos aprender as lições de Cultura Organizacional que a gigante da tecnologia tem para nos ensinar.

Luz, design, falas, representatividade, muito planejamento e a paixão pelo o que está sendo apresentado. Tudo isso deixa transparecer a eficiência da Cultura Organizacional da empresa. E não é a toa que existe até um livro para ensinar as táticas de apresentação de Steve Jobs…  

O que podemos aprender com a Cultura Organizacional da grande Maçã?

1 – Apple, uma empresa que continua crescendo

Ao trabalhar na Apple, os funcionários acreditam que suas carreiras estão sempre em ascensão, juntamente com a empresa. Por isso, incluir um de carreira plano na sua empresa ajuda – e muito! – no desenvolvimento da sua Cultura Organizacional. Além disso, certifique-se de que os colaboradores sintam o crescimento da empresa no seu cotidiano e que saibam quais os rumos da organização nos próximos anos.

2 – Excelente liderança

Você tem alguma dúvida sobre a liderança da Apple? Se ela já conseguiu liderar o mercado internacional, o que podemos dizer da liderança interna? Sim, sabemos que ser um líder não é simples, mas, para ajudar, lembre-se sempre da máxima: um líder guia e não exige.

É o que podemos perceber se formos um pouquinho mais a fundo na história de vida de Steve Jobs. Mesmo depois de ter sido afastado da diretoria da própria empresa, Jobs encontrou força para voltar e, não satisfeito, ainda conseguiu colocar a Apple de volta aos eixos, consagrando a empresa como a gigante que é hoje.

Qual é a marca que deixaremos no mundo?

3 – Confiança nas pessoas

O atual CEO da Apple, Tim Cook, não hesita em passar o bastão para seus colegas que são especialistas em diversas áreas. As apresentações da empresa não são centralizadoras, mas ao contrário! Elas mostram que a Apple é de fato um time. É assim que uma empresa com uma boa Gestão de Equipes trabalha: valorizando seus talentos e abrindo espaço para que toda a equipe possa brilhar. E, isso só é possível quando a empresa caminha junto com todos os seus colaboradores, com foco em objetivos claros.

4 – Preocupação com o mundo e com o futuro

A Apple ressalta em todas as suas apresentações a preocupação com o meio ambiente e com o futuro do mundo. A empresa baseia sua filosofia nas perguntas: “qual é a marca que vamos deixar no mundo? Ela será positiva?”. A Maçã criou diversas alternativas de reciclagem de materiais, novos tipos de produção com menos desperdício e produtos ecologicamente corretos.

Em setembro de 2018, na apresentação dos seus novos iPhones, a VP de Iniciativas Ambientais, Lisa P. Jackson, falou, em alto e bom tom para todos os que acompanhavam a keynote, que a Apple estava preocupada em criar produtos altamente duráveis para reduzir a necessidade de troca por parte dos clientes. Ou seja, os produtos da Maçã estão rejeitando a obsolescência programada em nome de um futuro mais sustentável para todos.  

Aqui, temos um FCA aplicado com maestria: temos o fato, a causa e a ação claramente delimitados.

  • Fato: o meio ambiente está com sérios problemas devido à exploração irresponsável de recursos naturais e não-renováveis;
  • Causa: regime de consumo excessivo, insustentável no futuro;
  • Ação: a criação de um plano de conscientização e de um projeto – que foi realmente colocado em prática. Além disso, essa postura conversa muito bem com a filosofia inovadora adotada pela empresa.

Num futuro próximo, não haverá espaço para empresas que não são ecologicamente corretas

5 – Ecologicamente corretos

Depois de todos os exemplos que demos acima sobre a Cultura Organizacional da grande Maçã, não é difícil imaginar que podemos chamar a Apple de ecologicamente correta, certo? E se você pensa que essa é uma característica apenas dessa empresa, você está enganado. Essa é uma tendência que cresce cada vez mais nas grandes empresas.

Se considerarmos o ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo em 2018, realizado pela publicação canadense Corporate Knights, podemos ver gigantes do mercado, como a alemã Siemens e a coreana Samsung entre as 10 melhores colocadas.

Uma boa Cultura Organizacional garante que funcionários se tornem mais engajados no trabalho

6 – Dê mais atenção ao processo de contratação e não faça dele um bicho de sete cabeças

Muitos devem achar que, na hora de contratar um profissional, a Apple estrutura um processo absurdamente difícil e meticuloso. Bem, ele é bastante meticuloso, mas não é tão complicado assim como pode parecer. Na verdade, ele se baseia em dinâmicas de grupo e uma série de entrevistas.

O que mais conta para a empresa de tecnologia – e o que deveria contar para todas as empresas – é a personalidade dos candidatos. Investindo nesse tipo de seleção, a Apple garante que seus funcionários se identifiquem com a Cultura Organizacional da empresa. Resultado? Maior engajamento e menores taxas de rotatividade.

7 – Serviços e produtos de excelência  

Outro elemento bastante notável nas apresentações da marca é a excelência – tanto do serviço, quanto do produto (ambas já inseridas até mesmo no design adotado pela grande Maçã). Podemos dizer que a Apple garantiu o posicionamento que tem hoje graças à sua busca incansável pela perfeição.

Quer ler mais dicas sobre Cultura Organizacional e dicas para otimizar as ações da sua empresa?

Que tal começar por estes conteúdos?

Mas o melhor mesmo é ficar atento ao nosso blog e não perder nada! Acredite: você vai estar dominando o mundo do planejamento estratégico rapidinho.


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Compartilhe:

Redação Scopi
Redação Scopi
O Scopi está comprometido em fortalecer a cultura do Planejamento Estratégico em todo o Brasil. Quer publicar um conteúdo em nosso blog? Escreva para comunicacao@scopi.com.br e saiba como fazer um guest post em nosso blog.
Você também pode se interessar
Artigo Acadêmico: Qualidade na estruturação de um planejamento estratégico através do software SCOPI
3 Requisitos para um bom Planejamento Estratégico