Cultura organizacional: o que é e o que a Apple tem a nos ensinar sobre esse conceito

Quem nunca ouviu falar sobre como é maravilhoso trabalhar na Apple? Centenas de entrevistas, infográficos, trabalhos acadêmicos e todo tipo de mídia são divulgados todos os anos tentando destrinchar os fatores que fazem dessa empresa um grande lugar para se trabalhar. cultura organizacional é um desses fatores. E, talvez não por acaso, a Apple seja a primeira empresa dos Estados Unidos a valer U$$ 1 trilhão de dólares.

Benefícios trabalhistas, altos salários, um ambiente que proporciona o empoderamento e crescimento de funcionários, descontos nos produtos Apple e maçãs de graça (sim, maçãs de graça!) são apenas algumas das coisas boas.

Mas para entender de verdade o que faz da Apple um exemplo, precisaremos nos aprofundar um pouquinho mais no que está por trás da sua cultura organizacional.

Continue a leitura e confira: 

  • O que é cultura organizacional? 
  • Como a cultura organizacional da Apple é trabalhada?
  • O que podemos aprender sobre cultura organizacional com a Apple?
  • Defina a cultura da sua empresa!

O que é cultura organizacional?

Para compreender no que, de fato, consiste a cultura organizacional de uma empresa, vamos recorrer a um pequeno exercício filosófico – vai ser divertido, você vai ver! E, além disso, você nunca mais irá esquecer o que o termo significa.

Antes de tudo, vamos pensar nas raízes das palavras que compõem a expressão “cultura organizacional”.

Primeiro temos cultura, que nada mais é do que o conjunto de costumes, ideias, leis e valores de uma sociedade. Nesse caso, podemos considerar a Apple como uma pequena sociedade, com suas próprias normas internas. Cavando mais fundo ainda na filosofia, também podemos encontrar o termo “cultura” relacionado à mudança: “A cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui”, como diria José Ortega y Gasset.

Por outro lado, o termo “organizacional”, muito mais simples, refere-se a tudo e qualquer coisa que tenha a ver com a organização.

Dessa forma, podemos traduzir cultura organizacional para “valores-ideias-leis-costumes” da empresa.

– Leia também: Filosofia empresarial: o que é, importância e como defini-la 

Banner para o ebook

Como a cultura organizacional da Apple é trabalhada?

A fórmula por trás do sucesso da Apple também pode ser percebida nas suas apresentações – sejam elas para discutir ideias da empresa ou para introduzir um novo produto ao mercado. Já nesse contato com o público conseguimos aprender as lições de cultura organizacional que a gigante da tecnologia tem para nos ensinar.

Luz, design, falas, representatividade, muito planejamento e a paixão pelo o que está sendo apresentado. Tudo isso deixa transparecer a eficiência da cultura organizacional da empresa. E não é a toa que existe até um livro para ensinar as táticas de apresentação de Steve Jobs…  

O que podemos aprender sobre cultura organizacional com a Apple

1. Trabalhe no crescimento do seu negócio

Ao trabalhar na Apple, os funcionários acreditam que suas carreiras estão sempre em ascensão, juntamente com a empresa. Por isso, ter plano de carreira para seus funcionários ajuda – e muito! – no desenvolvimento da cultura organizacional da sua empresa.

Além disso, certifique-se de que os colaboradores sintam o crescimento da empresa no seu cotidiano e que saibam quais os rumos da organização nos próximos anos.

2. Invista em lideranças

Você tem alguma dúvida sobre a liderança da Apple? Se ela já conseguiu liderar o mercado internacional, o que podemos dizer da liderança interna? Sim, sabemos que ser um líder não é simples, mas, para ajudar, lembre-se sempre da máxima: um líder guia e não exige.

É o que podemos perceber se formos um pouquinho mais a fundo na história de vida de Steve Jobs. Mesmo depois de ter sido afastado da diretoria da própria empresa, Jobs encontrou força para voltar e, não satisfeito, ainda conseguiu colocar a Apple de volta aos eixos, consagrando a empresa como a gigante que é hoje.

– Leia também: Liderança estratégica: o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

3. Confie nas pessoas

O atual CEO da Apple, Tim Cook, não hesita em passar o bastão para seus colegas que são especialistas em diversas áreas. As apresentações da empresa não são centralizadoras, mas ao contrário! Elas mostram que a Apple é de fato um time. É assim que uma empresa com uma boa gestão de equipes trabalha: valorizando seus talentos e abrindo espaço para que toda a equipe possa brilhar. E, isso só é possível quando a empresa caminha junto com todos os seus colaboradores, com foco em objetivos claros.

4. Preocupe-se com o mundo e com o futuro

A Apple ressalta em todas as suas apresentações a preocupação com o meio ambiente e com o futuro do mundo. A empresa baseia sua filosofia nas perguntas: “Qual é a marca que vamos deixar no mundo? Ela será positiva?”. A empresa criou diversas alternativas de reciclagem de materiais, novos tipos de produção com menos desperdício e produtos ecologicamente corretos.

Em setembro de 2018, na apresentação dos seus novos iPhones, a VP de Iniciativas Ambientais, Lisa P. Jackson, falou, em alto e bom tom para todos os que acompanhavam a keynote, que a Apple estava preocupada em criar produtos altamente duráveis para reduzir a necessidade de troca por parte dos clientes. Ou seja, os produtos da Maçã estão rejeitando a obsolescência programada em nome de um futuro mais sustentável para todos.

Aqui, temos um FCA aplicado com maestria: temos o fato, a causa e a ação claramente delimitados.

  • Fato: o meio ambiente está com sérios problemas devido à exploração irresponsável de recursos naturais e não renováveis;
  • Causa: regime de consumo excessivo, insustentável no futuro;
  • Ação: a criação de um plano de conscientização e de um projeto – que foi realmente colocado em prática. Além disso, essa postura conversa muito bem com a filosofia inovadora adotada pela empresa.

5. Seja ecologicamente responsável

Depois de todos os exemplos que demos acima sobre a cultura organizacional da empresa, não é difícil imaginar que podemos chamar a Apple de ecologicamente correta, certo? E se você pensa que essa é uma característica apenas dessa empresa, você está enganado. Essa é uma tendência que cresce cada vez mais nas grandes empresas.

Afinal, se considerarmos o ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo em 2023, podemos ver gigantes do mercado, como a alemã Siemens e a coreana Samsung entre as 10 melhores colocadas.

6. Dê mais atenção ao processo de contratação

Muitos devem achar que, na hora de contratar um profissional, a Apple estrutura um processo absurdamente difícil e meticuloso. Bem, ele é bastante meticuloso, mas não é tão complicado assim como pode parecer. Na verdade, ele se baseia em dinâmicas de grupo e uma série de entrevistas.

O que mais conta para a empresa de tecnologia – e o que deveria contar para todas as empresas – é a personalidade dos candidatos. Investindo nesse tipo de seleção, a Apple garante que seus funcionários se identifiquem com a cultura organizacional da empresa. Resultado? Maior engajamento e menores taxas de rotatividade.

7. Tenha serviços e produtos de excelência  

Por fim, outro elemento bastante notável nas apresentações da marca é a excelência – tanto do serviço, quanto do produto (ambas já inseridas até mesmo no design adotado). Podemos dizer que a Apple garantiu o posicionamento que tem hoje graças à sua busca incansável pela perfeição.

– Leia também: Missão, Visão e Valores: a importância das diretrizes estratégicas para empresas

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Defina a cultura da sua empresa!

De fato, são diversos os fatores que tornaram a Apple a empresa referência que é hoje. Mas você pode ter certeza que sua cultura organizacional é um fator crucial na história desta gigante da tecnologia.

Mas e você, o que tem feito pela cultura organizacional do seu negócio? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *