Artigos

As vantagens do SaaS

SaaS (sigla em inglês para Software as a Service), modelo de comercialização e distribuição de software como serviço, não se trata mais de uma tendência. Entre as vantagens do SaaS, por exemplo, está a hospedagem do serviço inteiramente na Internet, ou na nuvem, como se costuma dizer, que é uma realidade que cresce no mercado global a cada dia.

Quais são as vantagens dos SaaS?

Dentre as vantagens para o usuário final, na comparação com os softwares tradicionais, instalados nos servidores do cliente, temos:

– Custos menores:

Os softwares comercializados no modelo SaaS possuem valores bem menores do que os softwares tradicionais. O grande objetivo dos desenvolvedores SaaS é a escala, portanto adotam políticas comerciais para vender mais por menos.

– Acesso a qualquer hora e de qualquer lugar:

Os softwares SaaS estão disponíveis 24h por dia. Para acessá-los basta ter uma conexão com a Internet. Além de serem disponibilizados para computadores e tablets, a grande maioria pode ser acessado por meio de aplicativos móveis.

– Atualizações constantes:

Nos formatos tradicionais, atualizar as versões de um software é muito mais trabalhosa. É necessário agendar horário com cada empresa cliente e, no momento da  atualização, suspender o uso do sistema momentaneamente. Alguns casos requerem ir até a sede do cliente para atualizar a versão. Já o formato SaaS pode ser atualizado a qualquer momento.

– Velocidade na implantação:

Como não requer instalação na máquina do cliente, a implantação do SaaS é muito mais rápida. Muitos fornecedores liberam a senha de acesso ao software tão logo o contrato entre as partes seja assinado.

– Redução de tempo e custos com manutenção e infraestrutura:

A infraestrutura fica por conta do desenvolvedor. O usuário não precisa investir em servidores, por exemplo, e não precisa ter a preocupação com cópias de segurança (backup).

Para os desenvolvedores, talvez, a principal vantagem é a escalabilidade que o modo SaaS possibilita. Ao mesmo tempo, é bom lembrar, que esta vantagem se estende a todos os fornecedores que estão no mercado e os fornecedores em potencial. Com isso a probabilidade do crescimento do número de competidores é muito maior.

Compartilhe:

Luciano Ribeiro
Luciano Ribeiro
É Development Manager no Scopi, ficando responsável pela Análise, desenvolvimento e implantação de software bem como a configuração, administração e treinamento de sistemas.
Você também pode se interessar
consultor de planejamento estratégico
A importância do consultor de planejamento estratégico
Dicionário da Liderança de Sucesso: 18 dicas que você precisa conhecer para ser um grande líder!