Artigos

Como fazer planejamento: 7 livros para saber mais sobre planejamento e gestão estratégica

como fazer planejamento

Descobrir como fazer planejamento é um dos mistérios do sucesso empresarial. O quão importante é construir e executar um bom planejamento estratégico você já sabe. A questão é como fazê-lo.

  • Quais métodos e ferramentas usar?
  • Como enfrentar as resistências comuns a toda mudança?
  • Como alocar o tempo que não tenho?
  • Como mensurar algo que aparentemente é intangível?

São perguntas que podem ser respondidas com algumas leituras.

Como fazer planejamento estratégico

(Bem, na verdade, não é tão mistério assim…)

Mas onde buscar inspiração para ser assertivo?

Bem, nós elencamos uma lista com 7 livros que vão te dar a inspiração necessária para aprender como fazer um planejamento e ter os melhores resultados em produtividade para alcançar qualquer meta que desejar.

(Anota tudinho aí…)       

Safári da Estratégia

Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel

Os autores contam como as premissas das Escolas de Design, Planejamento e Posicionamento ajudaram a limitar a inovação. Dizem ainda que a estratégia deliberada dos livros de marketing ofusca a diferenciação pela qualidade. Fica a lição de que “o segredo sujo do setor de estratégia é que ela não tem uma teoria de criação de estratégia”. Saber o que fazer, de acordo com a cartilha, não necessariamente garante sucesso. Aliás, é mais provável que não garanta.

A mente organizada

Daniel J. Levitin

O quanto o excesso de informação no século XXI pode ser um problema? Poderia a boa e velha organização ser o segredo fundamental para se navegar no mar de informações do mundo moderno? Enquanto um bombardeio de novos dados invade nosso cotidiano, espera-se que tomemos rapidamente decisões cada vez maiores. Usando metáforas simples como a gaveta bagunçada da cozinha, você terá acesso a estudos sobre o cérebro e métodos que podemos aplicar no dia a dia para adquirir uma sensação de controle sobre nossas vidas.

A transição para o oceano azul

Chan Kim e Renée Mauborgne

Este livro mostra, usando metáforas de oceanos vermelhos e azuis, como líderes – em diversos setores e organizações – largaram a competição acirrada e atingiram novos níveis de produtividade com sua equipe aplicando processos e ferramentas apresentadas aqui. Verdadeira lição de como fazer planejamento.  

De acordo com este trecho extraído de uma crítica veiculada no The New York Times, ele mostra:

 

  • POR QUE o foco nos concorrentes pode fazer sua empresa perder grandes oportunidades de crescimento e COMO expandir seu pensamento estratégico para além da concorrência;
  • POR QUE a confiança das pessoas é fundamental para criar e executar sua estratégia de desenvolvimento e COMO conquistá-la;
  • POR QUE você não deve basear seu crescimento nas condições e no ambiente já existentes de seu setor e COMO moldá-los a seu favor para alcançar novos patamares.

Empresários no divã

Luiz Fernando Garcia

E se você, de repente, descobrisse que dificuldades para lidar com sócios ou problemas financeiros e dificuldades de fazer a empresa crescer e ser mais rentável provém de uma mesma raiz profunda que origina todos esses percalços? É o que fala o autor dessa obra ao abordar a enorme e sufocante pressão da luta diária para ser bem-sucedido. Segundo ele, o problema não é a empresa em si, mas na mente dos empresários, na sua psique, determinando suas atitudes. O carro-chefe do livro é: Para melhorar sua empresa, melhore você! Instigante, né? Um prato cheio para aprender como fazer planejamento.  

O verdadeiro poder

Vicente Falconi

Como fazer um projeto – ou empresa, que não deixa de ser um projeto: o seu projeto de vida – se desenvolva e cresça? O livro aborda os pontos de sucesso que compõem o crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais.

 

Mapas Estratégicos

Robert Kaplan e David Norton

Uma questão é o cerne deste livro: a importância dos mapas estratégicos. Nele, os autores esclarecem a dinâmica da estratégia e um novo método para descrever, medir e alinhar o capital humano, o capital informacional e o capital organizacional.

Como mensurar qualquer coisa

Douglas W. Hubbard

Um livro escrito para acabar com a máxima que afirma que “há coisas que não podem ser mensuradas”. A partir de pesquisas, a obra revela o poder da avaliação para que o leitor possa compreender os negócios e o mundo de maneira geral. Tópicos como a satisfação do cliente, a flexibilidade organizacional, o risco tecnológico e o retorno sobre o investimento da tecnologia (ROI) são abordados para desmistificar a questão.

 

Ao final da leitura desta lista de 7 livros, você terá aprendido muito mais do que como fazer planejamento. Vale para reforçar aquela premissa de que só buscando conhecimento nós podemos chegar ao sucesso. Compartilha conosco nos comentários se algum deles é o seu preferido? Quais lições surgiram a partir das leituras?

Se você quiser ler mais sobre como fazer planejamento aprimorando gestão, eu recomendo que você obtenha grátis o nosso guia com 20 boas práticas de gestão para saber definitivamente tudo sobre como melhorar resultados e performance. Vamos começar agora?

 

Deixo um abraço e até a próxima!


Letícia

CS da Scopi


O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Compartilhe:

Você também pode se interessar
A fórmula do sucesso da Gestão Estratégica
7 Ferramentas para estimular a inovação nas organizações