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Consultoria de Planejamento Estratégico: 12 dicas para potencializar o resultado do seu trabalho como consultor

Prestar consultoria de planejamento estratégico não é apenas estar sempre atento ao mercado e ser capaz de conceder um olhar externo – mas ao mesmo tempo consciente – à empresa que solicita ajuda. É também sentir o que a empresa precisa e ser um verdadeiro guru para quem necessita de conselhos. Em outras palavras, ser um consultor de planejamento estratégico é ser aquele profissional que auxilia no desenvolvimento de diagnósticos, apresenta soluções e inspira gestores.  

No entanto, ser um guru inspiracional e ainda ter que apresentar resultados de desempenho impressionantes exige energia. Afinal, antes de ajudarmos os outros, precisamos estar plenamente seguros do nosso trabalho e da qualidade da nossa atuação profissional. E para tanto, o melhor é você potencializar ao máximo o valor do seu trabalho.

12 dicas para potencializar o resultado do seu trabalho como consultor

1 – Mostre que a questão não é confrontar conhecimentos

Quando o assunto é planejamento estratégico, visões diferentes somam e não dividem. Sendo assim, mostre para os colaboradores da empresa que você, consultor de planejamento estratégico, e os gestores estão juntos nessa empreitada.

Dessa forma, deixe claro que o intuito não é confrontar conhecimentos. Pelo contrário, você, como consultor, irá contribuir muito com o seu conhecimento técnico e a sua experiência prática.

2 – Mostre o valor da visão externa

O principal diferencial de uma consultoria de planejamento estratégico é justamente a sua visão externa, que permite ver tudo o que os gestores e colaboradores – por já estarem acostumados – não conseguem enxergar. Se você já ouviu frases sobre “o valor do olhar de fora”, você sabe o que queremos dizer.

A resistência pode ser encontrada – o que é bastante normal -, mas exemplifique mostrando que, se você está com problemas em casa, busca o olhar de fora de um terapeuta, ou de um coaching. Então, por que não apostar no olhar de fora para buscar uma solução para os problemas da empresa?

Lembre-se: um consultor deve pensar e acompanhar, nunca executar

3 –  Cada um no seu lugar

Prestar consultoria de planejamento estratégico quer dizer que você é um facilitador. Você pensa, acompanha e ajuda. Jamais executa. Assegure-se de que a empresa tenha entendido essa parte e que não vá cobrar de você algo que não está no pacote. É preciso entender que a execução do plano traçado cabe aos gestores e colaboradores, afinal você é o guia e não um dos discípulos.

4 – Dê à sua consultoria mais visibilidade e qualidade

Uma das vantagens de ser um parceiro de Planejamento Estratégico do Scopi é que você pode utilizar o software como uma espécie de marketplace para  seu trabalho. Isso mesmo: uma vitrine para mostrar a sua consultoria e posicioná-la de forma competitiva no mercado. Além disso, com o suporte de um software de planejamento estratégico, o seu trabalho ganha – e muito! – em qualidade.

5 – Preste consultoria de forma remota

Já pensou em expandir o seu serviço de consultoria de planejamento estratégico para todo o país? Ou até mesmo para outros países? E o melhor: sem precisar perder tempo com deslocamento e jetlag. Parece até mesmo um sonho… mas com o Scopi, esse sonho pode se tornar realidade: com o nosso software, você pode prestar consultoria de forma remota, já que terá acesso a todas as informações que precisa: desde indicadores, até a análise SWOT.

Ou seja: o Scopi ajuda você na centralização de dados e no acompanhamento de informações que, de outra maneira, poderiam facilmente se perder. Desse jeito, o Scopi acaba virando uma espécie de tema de casa para a empresa que está recebendo a consultoria, deixando claro o que precisa ser feito e mensurado. Além disso, é também uma boa forma para o consultor acompanhar o engajamento da empresa para fazer o plano dar certo.

6 – Que tal conquistar clientes utilizando o mapa da empatia?

Como consultor, você precisa desenvolver uma capacidade de compreender emocionalmente o outro – no caso, o seu cliente. Entenda que o seu trabalho é altamente humanizado e, por isso, ser empático é um passo necessário para atingir o sucesso.

O “outro” é sempre uma figura misteriosa e desconhecida, que pode, até mesmo, causar medo, como diria o filósofo Zygmunt Bauman. Mas, para melhor desvendarmos “quem está do outro lado”, podemos usar ferramentas como o mapa da empatia. No mundo empresarial, ele é amplamente utilizado para identificar oportunidades de negócios, riscos e também para detectar possíveis melhorias em produtos e serviços. Será que é o que está faltando na sua consultoria de planejamento estratégico?

Análise Pestal, sua melhor amiga

7 – Especialize-se em uma área

Não, especializar-se em uma área não vai fazer com que você perca mercado. Ao contrário: vai fazer com que você se torne uma referência na área em que escolheu, além de valorizar o seu trabalho e ajudar a construir uma credibilidade sólida para o seu negócio de consultoria de planejamento estratégico. Para tanto, basta mirar no que você sente que tem mais afinidade ou que está em falta no mercado: planejamento estratégico financeiro? Engajamento de colaboradores? Treinamento de gestores?

Definindo indicadores e traçando metas: o verdadeiro desafio da consultoria de planejamento estratégico

8 – Ajude a definir metas e indicadores

O que é uma empresa sem os seus KPIs? Ou melhor: o que é um planejamento estratégico sem metas e indicadores bem definidos para medir o desempenho? Em nível de direção, você consultor, deve ajudar os gestores a definir esses indicadores a serem conquistados para o cumprimento dos objetivos estratégicos. Só assim você conseguirá viabilizar os planos de ação para o atingimento dessas metas.

9 – Crie uma rotina de monitoramento

Do que adianta definir os principais indicadores se eles não são acompanhados periodicamente? Para isso, é necessário criar uma rotina de monitoramento da execução e dos resultados do planejamento estratégico. Ele poderá ser monitorado diariamente, por exemplo. A frequência irá depender da estabilidade de cada cenário de atuação.

10 – Indique um software de planejamento estratégico confiável

Ok, você criou uma rotina de acompanhamento de KPIs. Mas do que adianta se o operacional da ação mais atrapalha do que ajuda os gestores da empresa? Para resolver o problema do monitoramento de uma vez por todas, é preciso investir num software de planejamento estratégico confiável. E você, como consultor, é a autoridade a ser ouvida no assunto: lembre-se de indicar um software assertivo, intuitivo e que realmente facilite a vida do seu cliente.  

Sejamos sinceros: planejar nunca tem fim…

11 – Faça com que a empresa entenda que planejar estrategicamente nunca tem fim

Quem começa um planejamento e não vê a hora de chegar ao fim, precisará rever o seu conceito de planejamento estratégico. Na verdade, o planejamento estratégico não tem fim. Há um período de dois ou mais anos para o qual são definidas metas, porém, assim que este período encerra, um novo período inicia, com metas e planos renovados, mantendo-se, normalmente, a filosofia e os principais objetivos estratégicos da organização. O mercado muda e a empresa deve mudar com ele se quiser se adaptar aos novos tempos.

12 – Valorize o seu trabalho com um software de planejamento estratégico

Nada como utilizar a tecnologia como aliada para o seu trabalho. Além de potencializar a sua produtividade, trabalhar com um software também acresce uma certa credibilidade para a sua consultoria. O Scopi é especializado em planejamento estratégico e pode ajudar a qualificar o seu trabalho – e claro, facilitá-lo também.

Sabemos que tempo não é algo que um consultor de planejamento estratégico tenha para dar e vender – ainda mais em tempos de competitividade acirrada e constante mudança. A rotina é corrida, são inúmeros clientes e mais inúmeras informações que precisam de monitoramento em tempo real.

Nesse caso, nosso software centraliza todas as informações necessárias para uma bom estudo e consultoria, além de ainda contemplar todo o ciclo dos processos de gestão estratégica, ações e projetos. Ademais, o Scopi facilita o acesso a informações confiáveis, que impactam diretamente na tomada de decisão – inclusive de risco -. Isso tudo levando em consideração qualquer tamanho de empresa.

Quer mais? No Scopi você encontra vantagens exclusivas para consultores parceiros. Conheça a nossa proposta e venha para o nosso time – spoiler: receber ganhos financeiros sobre os clientes indicados e ter acesso a uma conta gratuita e bonificada são algumas dessas vantagens!

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Redação Scopi
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