Artigos

40 questões que vão ajudar você a pensar o seu negócio

diagnostico estrategico

Nunca é demais conhecer a si próprio e conhecer aos outros. Quando estamos pensando em criar um negócio ou lançar um produto ou, ainda, queremos manter a competitividade, é fundamental realizarmos sistematicamente um diagnóstico estratégico.

Uma das principais ferramentas utilizadas é o SWOT também conhecido como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). As forças e fraquezas relacionam-se ao ambiente interno, enquanto que as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos. O ambiente interno pode ser controlado, já o ambiente externo está fora do controle da organização, o que não impede de ser conhecido e monitorado.

Selecionamos 40 questões que vão ajudar você a realizar o diagnóstico estratégico da sua empresa, a ser realizado, preferencialmente, com a equipe de trabalho:

Para identificar as forças:

  • Qual seu maior diferencial competitivo?
  • Como é a qualidade dos seus produtos/serviços?
  • Qual é o grau de agilidade para atender seus clientes?
  • Qual é o nível de satisfação de seus clientes?
  • Você tem uma boa capilaridade?
  • Tem recursos financeiros que permitem investir no negócio?
  • Sua equipe é engajada
  • Tem planejamento estratégico bem estruturado?
  • Possui um bom modelo de governança?
  • Possui ativos (imóveis, equipamentos, …)

 

Para identificar as fraquezas:

  • Ainda não tem um diferencial competitivo relevante?
  • Seus produtos/serviços ainda carecem de uma melhor qualidade?
  • Tem problemas de prazo de entrega?
  • Tem um índice de reclamações/devoluções alto?
  • Não consegue atender locais que possuem boa demanda?
  • Faltam recursos financeiros para investimento?
  • Tem uma rotatividade alta?
  • Ainda não tem um planejamento estratégico estruturado?
  • Não consegue realizar reuniões de avaliação de desempenho?
  • Está defasado tecnologicamente?

 

Para identificar as ameaças:

  • Seu produto/serviço pode se tornar obsoleto?
  • Há novos competidores surgindo no mercado?
  • Os concorrentes estão melhor posicionados?
  • Há possibilidade de perda de bons funcionários para a concorrência?
  • Mudança de Leis podem gerar dificuldades ao negócio?
  • Automatização de processos pode inviabilizar o negócio?
  • Seus produtos podem ser copiados?
  • Pode faltar mão-de-obra?
  • Pode faltar matéria prima?
  • Tem previsão de alguma catástrofe natural ou guerra?

 

Para identificar as oportunidades:

  • Mudança na política econômica do governo vai favorecer?
  • Algum tributo será reduzido?
  • O crédito ao consumidor vai ser ampliado?
  • A taxa de juros vai ser reduzida?
  • Uma linha de crédito com taxa de juros reduzida será lançada?
  • O poder aquisitivo vai aumentar?
  • Há uma tendência surgindo que vai favorecer a venda do seu produto?
  • A concorrência precisa de sua ajuda?
  • Terá acesso a uma nova tecnologia?
  • Vai ser lançado um produto complementar ao seu?

 


O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site

Compartilhe:

Marcos Kayser
Marcos Kayser
CEO e Co-Fundador Scopi, Marcos é especialista em Planejamento Estratégico e mestre em Filosofia pela Unisinos, sendo também Diretor de Gestão da empresa TCA Informática, vencedora do Prêmio Nacional de Inovação em 2013.
Você também pode se interessar
10 Sinais que Indicam a Falta de Planejamento
planejamento estratégico ou gestão
Planejamento Estratégico ou Gestão Estratégica?