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40 questões que vão ajudar você a pensar o seu negócio

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Nunca é demais conhecer a si próprio e conhecer aos outros. Quando estamos pensando em criar um negócio ou lançar um produto ou, ainda, queremos manter a competitividade, é fundamental realizarmos sistematicamente um diagnóstico estratégico.

Uma das principais ferramentas utilizadas é o SWOT também conhecido como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). As forças e fraquezas relacionam-se ao ambiente interno, enquanto que as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos. O ambiente interno pode ser controlado, já o ambiente externo está fora do controle da organização, o que não impede de ser conhecido e monitorado.

Selecionamos 40 questões que vão ajudar você a realizar o diagnóstico estratégico da sua empresa, a ser realizado, preferencialmente, com a equipe de trabalho:

Para identificar as forças:

  • Qual seu maior diferencial competitivo?
  • Como é a qualidade dos seus produtos/serviços?
  • Qual é o grau de agilidade para atender seus clientes?
  • Qual é o nível de satisfação de seus clientes?
  • Você tem uma boa capilaridade?
  • Tem recursos financeiros que permitem investir no negócio?
  • Sua equipe é engajada
  • Tem planejamento estratégico bem estruturado?
  • Possui um bom modelo de governança?
  • Possui ativos (imóveis, equipamentos, …)

 

Para identificar as fraquezas:

  • Ainda não tem um diferencial competitivo relevante?
  • Seus produtos/serviços ainda carecem de uma melhor qualidade?
  • Tem problemas de prazo de entrega?
  • Tem um índice de reclamações/devoluções alto?
  • Não consegue atender locais que possuem boa demanda?
  • Faltam recursos financeiros para investimento?
  • Tem uma rotatividade alta?
  • Ainda não tem um planejamento estratégico estruturado?
  • Não consegue realizar reuniões de avaliação de desempenho?
  • Está defasado tecnologicamente?

 

Para identificar as ameaças:

  • Seu produto/serviço pode se tornar obsoleto?
  • Há novos competidores surgindo no mercado?
  • Os concorrentes estão melhor posicionados?
  • Há possibilidade de perda de bons funcionários para a concorrência?
  • Mudança de Leis podem gerar dificuldades ao negócio?
  • Automatização de processos pode inviabilizar o negócio?
  • Seus produtos podem ser copiados?
  • Pode faltar mão-de-obra?
  • Pode faltar matéria prima?
  • Tem previsão de alguma catástrofe natural ou guerra?

 

Para identificar as oportunidades:

  • Mudança na política econômica do governo vai favorecer?
  • Algum tributo será reduzido?
  • O crédito ao consumidor vai ser ampliado?
  • A taxa de juros vai ser reduzida?
  • Uma linha de crédito com taxa de juros reduzida será lançada?
  • O poder aquisitivo vai aumentar?
  • Há uma tendência surgindo que vai favorecer a venda do seu produto?
  • A concorrência precisa de sua ajuda?
  • Terá acesso a uma nova tecnologia?
  • Vai ser lançado um produto complementar ao seu?

 


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Marcos Kayser
Marcos Kayser
CEO e Co-Fundador Scopi, Marcos é especialista em Planejamento Estratégico e mestre em Filosofia pela Unisinos, sendo também Diretor de Gestão da empresa TCA Informática, vencedora do Prêmio Nacional de Inovação em 2013.
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