Artigos

Dicionário da Liderança de Sucesso: 18 dicas que você precisa conhecer para ser um grande líder!

Ser reconhecido como uma liderança de sucesso não é nada fácil. Deve-se trilhar um caminho de muito trabalho, doação e… poder simbólico! E, como bem colocou o pensador francês Pierre Bourdieu, o poder simbólico é transmitido por meio da linguagem.

Esse poder é invisível e só pode ser aplicado – ou sofrido. Ele diz respeito aos termos específicos que acabam se propagando em uma certa área do conhecimento. Bourdieu fala muito do poder simbólico jurídico, mas todas as áreas acabam desenvolvendo sua própria linguagem. Inclusive a corporativa: termos como “prospects”; “canvas”, “métricas” e “planejamento estratégico” são alguns dos jargões que comumente utilizamos no meio empresarial.

Mas, para ser um líder, não basta que você tenha domínio do poder simbólico corporativo. É necessário que você domine também as atitudes de um verdadeiro guia, e que seja confiável o suficiente para que seus liderados acreditem nos objetivos da empresa e consigam bater – ou até superar – as metas traçadas a cada ciclo.

18 dicas que você precisa conhecer para ser um grande líder

Pensando em ajudar você a se tornar um líder de sucesso, separamos 18 dicas principais sobre o que fazer – e também sobre o que não fazer – no mundo corporativo, que vão levar você cada vez mais perto do seu perfil de liderança tão sonhado.

1 – Para ser um líder de sucesso, você precisa ser… um líder!

Os colaboradores de hoje querem um líder e não um chefe. Se você sente que intimida a equipe só por estar no mesmo ambiente que eles, algo está errado. Talvez você esteja se aproximando muito mais da figura do chefe intolerável do que gostaria… Para sanar esse problema, é necessário que você reflita sobre as atitudes que vem tomando ao longo do seu tempo como líder e veja se elas condizem com o que vamos mostrar na lista abaixo. Ser um líder, afinal de contas, é estar sempre se auto avaliando e buscando a melhoria constante!

2 – Dê segurança aos seus liderados  

Para evitar que você siga o estereótipo de chefe, dê segurança aos seus liderados. Encoraje-os a se expressar e dividir suas ideias com você. É importante deixar isso bem claro – afinal, quanto menos dúvidas seus liderados tiverem, menos retrabalho haverá. Não esqueça que você também faz parte da equipe e uma equipe insegura cria um ambiente nada saudável e faz com que os resultados caiam consideravelmente. Por quê? Ora, ninguém sabe que caminho tomar ou para onde direcionar seus esforços. Existe algo pior do que isso para o clima corporativo?

Saiba utilizar a comunicação como uma arma para o melhor funcionamento da empresa

3 – Faça acontecer

Para ser um líder de sucesso, você precisa saber quando agir. Encontrar espaço para o diálogo e tirar daí insights para uma conclusão estratégica é o segredo. Nada de ficar esperando que as decisões caiam do céu! Você é o líder agora e deve tomar essa responsabilidade para si.  Essas dicas soam familiares? Sim, elas querem dizer que, para ser um bom líder, você precisa se planejar estrategicamente – não, não é só a sua empresa que precisa se planejar. Para tanto, você precisará analisar seus objetivos enquanto líder (o que você quer mudar? O que quer melhorar?) e ficar de olho nos seus próprios indicadores de performance.   

4 – Saiba comunicar

Um líder de sucesso sabe não apenas expressar a si mesmo, mas também o que está acontecendo na empresa. Os colaboradores precisam saber como andam os negócios para sentir segurança. Não esconda resultados. Se as coisas não estão tão boas assim, motive a equipe explicando que vocês recuperarão as metas juntos! Isso também vale para as suas expectativas quanto a cada funcionário. Dizer exatamente que tipo de atitude e crescimento você quer ver, torna o trabalho de todos mais claro e fácil de ser feito.

Além disso, é importante abrir caminho para uma comunicação interna de qualidade. Investir em softwares como o Scopi, por exemplo, faz com que essa missão seja bem mais fácil. Com seu espaço para comentários, disparo de e-mails avisando sobre prazos, datas e qualquer alteração nas tarefas, a comunicação pode ser praticamente centralizada pelo sistema, garantindo que ninguém vai perder a linha do fluxo de trabalho e das prioridades.

É mais ou menos como dizia o filósofo francês: uma equipe que pensa, logo existe

5 – Seja transparente. Mentir está fora de cogitação!

Nunca minta para os seus colaboradores. Verdadeiros líderes de sucesso jamais fazem isso. Isso vale para todo e qualquer tipo de situação: resultados ineficientes, demissões ou até mesmo problemas pessoais. Lembre-se que antes de você ser um líder, você é parte da equipe.

6 – Uma equipe que pensa, logo existe

É como a máxima de Descartes: você deve provocar sua equipe intelectualmente para que ela sempre seja e ofereça mais. Se possível, é sempre melhor trabalhar essa questão também individualmente, para que floresça o melhor de cada colaborador – como prega a teoria do pipeline de liderança.

7 – Trabalhe a autonomia da equipe

Não, um líder de sucesso não é aquele do qual a equipe depende. Uma relação de dependência não tem espaço aqui. O que queremos é um líder que dê autonomia suficiente para que seus liderados saibam trabalhar na sua ausência. Dessa forma, você assegura um time mais proativo e dinâmico.

Mas como conciliar autonomia e segurança? Bem, com o Scopi essa tarefa se torna muito mais simples, já que ele conta com dados sobre objetivos, metas, indicadores, projetos e processos – todos interligados e reunindo as informações necessárias para que os colaboradores tenham autonomia e você, líder, tenha segurança de que tudo está saindo conforme o planejado.

Liderança pelo exemplo: a melhor maneira de liderar

8 – “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”

Isso está absolutamente fora de questão! Líderes de verdade dão o exemplo: desde como se comportar profissionalmente a como realizar as tarefas da melhor maneira possível. Então jamais trabalhe com desleixo. Sirva de espelho aos seus funcionários. Não esqueça: você representa o nível de excelência ao qual todos aspiram chegar.

Um líder de sucesso faz parte de cada etapa do planejamento estratégico: ele pensa, planeja, coordena, acompanha metas, orienta caminhos para atingir essas metas, incentiva seus liderados a se sentirem motivados e, acima de tudo, dá o exemplo. É difícil – senão impossível – que a equipe siga um líder que manda, mas não faz. Diz que é preciso planejar, mas não planeja, diz que é preciso medir, mas não avalia.

9 – Reconheça o bom desempenho

Às vezes é mais fácil reparar no que está ruim, mas bons líderes sabem reconhecer esforços – além de resultados. Isso demonstra confiança na equipe e consciência de que, com trabalho duro e coletivo, irão conseguir chegar aos objetivos estipulados. Ah! Não se esqueça que recompensar funcionários dá uma mãozinha no engajamento e no estímulo de cada um.

Mas, como saber se cada um está realmente se esforçando para atingir os objetivos previstos no planejamento? O Scopi oferece dados especialmente formulados para sanar esse tipo de dúvida: no nosso software de planejamento estratégico, você consegue ver o quanto cada colaborador está em dia com as suas tarefas, com gráficos e métricas que tornam muito mais fácil mensurar a performance individual dos profissionais liderados por você.   

10 – Reconhecer o mau desempenho

Nem tudo são flores na vida dos líderes de sucesso. Pode parecer muito fácil tecer críticas construtivas a um trabalho que não ficou tão bom assim, mas a tarefa pode ser bem complicada. Exige bom senso, sensibilidade e educação. Também é necessário que você conheça bem o seu colaborador para entender qual é a melhor maneira de conversar com ele. Lembre-se: jamais seja condescendente.

Bem, se você estava se perguntando como reconhecer o mau desempenho dos colaboradores, já sabe a resposta, não é? Se pelo Scopi conseguimos identificar bons desempenhos, também conseguimos identificar os maus. Afinal, no sistema, é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores e das suas atividades, o que facilita na hora de dar um feedback. Ao mesmo tempo, o sistema ajuda na busca de soluções conjuntas entre funcionário e empresa para que os bons resultados sejam retomados.

Líderes também têm dúvidas – e pedem conselhos aos seus liderados

11 – Independente da performance, forneça feedback   

Líderes devem implantar a cultura de feedback nas empresas. O melhor é fixar uma periodicidade para que reuniões individuais com cada colaborador sejam feitas para discutir a performance de cada um. É aqui que você deve analisar e criticar construtivamente – ou recompensar os bons resultados e esforços. Estimular essas conversas faz com que seus funcionários se sintam mais confiantes e seguros quanto às suas caminhadas dentro da empresa.

A importância do feedback não deve ser subestimada. É por meio dele que você torna o solo da empresa fértil o suficiente para que toda as sementes (funcionários) possam nascer e se desenvolver de forma completa. Ou seja: a cultura de feedback prepara o ambiente para que novos talentos possam florescer – para que diamantes brutos sejam lapidados até se tornarem a mais bela pedra preciosa.

12 – De olho nos talentos da equipe

Não, não estamos falando sobre uma única pessoa, com talentos invejáveis para lidar com problemas e resolver situações; uma espécie de herói. Verdadeiros líderes sabem que heróis não existem e que a chave para o sucesso é extrair o talento que cada um da equipe tem para algum ponto ou outro. Deve-se descobrir como utilizar a habilidade de cada um da melhor maneira possível – afinal, todos nós temos algum tipo de skill especial.

13 – Não tenha vergonha de ter dúvidas e pedir conselhos

Só porque você é o líder, não quer dizer que você precisa entender sobre tudo mais do que todos. Acredite, por mais que essa ideia seja a mais difundida quando pensamos na figura do “líder”, não é muito saudável. Pense só: se você souber mais do que todos sobre tudo, como a equipe poderá se autogerir quando necessário? Esse tipo de comportamento encoraja ligações e e-mails de trabalho quando você está de férias e uma equipe extremamente dependente de você. Por isso, não tenha vergonha de ter dúvidas e pedir conselhos para os colaboradores mais experientes. Trocas são sempre enriquecedoras.

Não tenha medo de assumir o fracasso. Aprenda com ele!

15 – Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

E uma dessas responsabilidades é tomar decisões para resolver problemas. Uma coisa é fato: líderes de sucesso não podem ter medo de problemas e devem estar preparados para resolvê-los de frente, de forma calma e racional. Nada de soluções paliativas – e aqui devemos considerar a pressão do fator tempo: problemas devem ser resolvidos o mais rápido possível!

Sim, sabemos que essa pressão de tomar a melhor decisão no período mais curto de tempo parece impossível… Por outro lado, se você já tem as informações e dados que precisa em mãos e com fácil acesso, decisões do tipo podem se tornar realmente mais simples. Com o Scopi, por exemplo, você tem dados, gráficos e análises gerados automaticamente que facilitam a previsibilidade de situações e possibilitam uma tomada de decisão bem mais ágil e assertiva.

16 – Fracasso, um bom professor

Abraçar o fracasso é uma das principais características de um líder de sucesso. Ninguém – ou quase ninguém – tem um caminho profissional sem erros e fracassos. Tirar proveito deles é o que faz a diferença. Permita-se aprender e encare o risco como um amigo.  Sim, nós entendemos que parece difícil – e até mesmo contraditório dizer isso -, mas abrace seus erros. Eles trazem aprendizados únicos e, na maioria das vezes, quem erra aprende uma lição única e perene, compreendendo o verdadeiro valor do acerto.

17 – Criar momentos especiais que fazem a diferença na vida dos liderados – e na sua

Conectar-se aos outros é essencial para desenvolver uma liderança de sucesso. E existe melhor forma de se conectar com seu capital humano do que criando momentos especiais, que façam com que seus liderados saiam da zona de conforto? Técnicas de gamificação, eventos, comemorações ou apenas simples reuniões podem se tornar esse tipo de momento.

Você ainda tem a opção de investir em PLR e PPR: Programa de Participação nos Lucros e Resultados e Programa de Participação nos Resultados, respectivamente. A questão central aqui é premiar o colaborador de alguma maneira, seja porque a empresa atingiu objetivos e metas ou porque teve um lucro maior do que o normal.  No entanto, para que essa recompensa possa ser dada, precisamos de duas coisas essenciais: objetivos concretos e lucro.

Com o Scopi, é possível montar a composição do PPR e PLR de cada funcionário. Entre várias outras funcionalidades, há uma específica voltada para esses programas: o sistema informa o percentual atingido de cada um, de maneira automática. Como isso acontece? Por meio de indicadores escolhidos pelo gestor para monitoramento de frequência fixa. Assim, é possível estabelecer o percentual de participação de cada indicador para cada colaborador. Dessa forma, você recompensará seu funcionário de forma transparente e justa, sem preferidos e baseado em informações mensuráveis.

18 –  Por qual motivo você lidera a sua equipe?

O que faz você acordar toda a manhã para liderar uma equipe? O bom funcionamento da empresa? Atingir metas? Isso é suficiente? Líderes de sucesso lideram para deixar um legado. Você deve liderar para ser uma inspiração – tanto profissional quanto pessoal, por que não? –  para os seus liderados. A questão aqui é: que tipo de legado você quer deixar?

Uma maneira duradoura de deixar um legado é escrevendo um livro, concorda? Não, não estamos dizendo que você deve ser o autor de um best-seller administrativo. Estamos dizendo que, com o Scopi, você é capaz de criar seu próprio livro de planejamento estratégico. Por que isso é importante? Primeiro, porque livros resistem ao tempo e, segundo, porque você pode personalizar um material completo (ou guia) que pode ser entregue para a equipe ou diretoria da empresa. Assim, o seu legado ainda contribui para o desenvolvimento de cada um e para e para a geração de conhecimento!

Quer ler mais dicas sobre liderança de sucesso?

Que tal começar por estes conteúdos?

Mas o melhor mesmo é ficar atento ao nosso blog e não perder nada! Acredite: você vai estar dominando o mundo do planejamento estratégico rapidinho.


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Compartilhe:

Redação Scopi
Redação Scopi
O Scopi está comprometido em fortalecer a cultura do Planejamento Estratégico em todo o Brasil. Quer publicar um conteúdo em nosso blog? Escreva para comunicacao@scopi.com.br e saiba como fazer um guest post em nosso blog.
Você também pode se interessar
Sobre a Geração Digital – Parte 2
7 Ferramentas para estimular a inovação nas organizações