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Planejamento estratégico, tático, operacional ou os três?

estratégico, tático e operacional

Uma verdade no mundo empresarial é em relação ao futuro. Toda organização, independente do tamanho, sabe muito bem onde quer chegar, ou pelo menos deveria. Por isso, na gestão empresarial, o planejamento da empresa é fundamental para definir os principais objetivos e isso pode ser feito em três níveis: estratégico, tático e operacional.

Basicamente, a diferença entre eles se baseia em quatro aspectos: nível de decisão, horizonte temporal, especificidade e amplitude de efeitos.

Conhecer a diferença entre estratégico, tático e operacional e usá-los a seu favor fará grande diferença na hora de tomar decisões, além de tornar a administração da sua empresa mais eficiente e eficaz.

Saiba mais sobre planejamento estratégico, tático e operacional

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um processo permanente e contínuo, que define as estratégias de longo prazo da empresa.

Nessa etapa, é importante ter uma visão de toda a organização já que é o planejamento mais amplo dos três, ou seja, sem detalhamento.

Ele também costuma ser feito para um período de 2 a 10 anos e engloba as metas (objetivos) da organização. Lembre-se que o planejamento estratégico precisa ser inspirador e motivador.

O importante é levar em consideração todos os fatores internos e externos da empresa, por exemplo, o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua.

Uma excelente ferramenta é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação dos demais planos estratégicos.

Vale ressaltar uma questão importante quando se fala de metas e objetivos nessa fase do planejamento. Não são objetivos como volume de produção ou metas de vendas que são importantes nesse nível, mas sim os objetivos estratégicos que empresa pretende atingir, como a posição de mercado que pretende ocupar ou como quer ser reconhecida pelos clientes.

Uma dica importante é criar metas e objetivos SMART que facilitarão o entendimento de todos na empresa e, consequentemente, o engajamento desses colaboradores para acreditarem e buscarem as mesmas metas. Algumas perguntas podem ser fundamentais para te ajudar na hora de criar o planejamento:

  • Quem somos?
  • O que fazemos?
  • Por que fazemos?
  • Onde estamos?
  • Onde queremos chegar?
  • O que valorizamos?

É importante ressaltar que apesar do planejamento estratégico ser criado para um horizonte de até 10 anos, é essencial que ele seja revisado e atualizado constantemente. Caso contrário, os planos correm o risco de ficarem obsoletos e serem abandonados dentro da empresa.

Planejamento Tático

O próximo passo é a criação do planejamento tático, aquele que faz a intermediação entre o nível estratégico e o operacional. São planos com foco no médio prazo e com um pouco mais de detalhes que o primeiro. O tático traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.

Logo, uma das principais diferenças entre o estratégico e o tático é o nível dentro da empresa, já que este é orientado por áreas e departamentos da empresa, onde os objetivos institucionais se desdobram em objetivos departamentais. No planejamento tático, as projeções são feitas para um período um pouco menor, geralmente de 1 a 3 anos e são planejadas ações concretas por áreas.

É nessa etapa, por exemplo, que são feitos os planos de marketing, de produção e de pessoal, que juntos podem resultar no planejamento financeiro empresarial, já que são detalhadas entradas e saídas desses setores. Também é possível fazer algumas perguntas para nortear os planos nesse nível:

  • O que fazer?
  • Dá para fazer?
  • Vale a pena fazer?
  • Vai funcionar?
  • Quando vamos fazer?

A partir do planejamento tático são criados os objetivos táticos, por unidade específica da organização (produção, finanças, marketing e de recursos humanos, etc. Alguns exemplos de Objetivos Táticos:

  • Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo um dia;
  • Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;
  • Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação;

Planejamento Operacional

Por fim, é a vez do planejamento operacional, com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos de 3 a 6 meses. Aqui, são definidos métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

Esses são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas e as responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas da equipe, além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

Geralmente são elaborados planos de ações e cronogramas das atividades que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que está sendo planejado. Importante fazer algumas perguntas estratégicas nessa etapa:

  • Como fazer?
  • Quem vai fazer?
  • Qual o prazo esperado?
  • Quais as ferramentais e recursos necessários?
  • Quanto vai custar?
  • Quais as alternativas?

 

Aqui, é essencial uma avaliação dos riscos de cada atividade planejada, bem como a definição de planos de contingência para caso um dos riscos mapeados se concretize.

Planejamento orçamentário

Esses três níveis de planejamentos, estratégico, tático e operacional, apresentados até aqui são fundamentais para definir os objetivos da empresa nas diferentes esferas corporativas, mas na hora de transformar essas ações e planos em números, é hora de pensar num quarto planejamento, o orçamentário.

O planejamento orçamentário é o que a empresa prevê investir nos próximos anos, por isso a importância de planejar as Receitas, Custos, Despesas e Investimos. De forma mais simples, é o planejamento estratégico em números, uma espécie de “contabilidade olhando para o futuro”, já que a contabilidade se preocupa em registrar as entradas e saídas financeiras que já ocorreram, enquanto o planejamento orçamentário busca pensar no futuro. O objetivo de pensar no orçamento é poder se preparar melhor para o que está por vir.

Vale ressaltar a necessidade de se basear em fatos e argumentos para realizar as previsões mais precisas e exatas possíveis. Por isso, o uso de um software de planejamento orçamentário pode ser uma boa ferramenta para obter resultados mais próximos da realidade. De fato, importante em todo o processo é não deixar de pensar nos próximos passos da empresa. Isso pode ser um diferencial competitivo e, inclusive, de crescimento.

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Sobre o autor

Este artigo foi escrito pelo time da Treasy, especialmente para a Scopi. O Treasy é a solução completa para Planejamento e Controladoria. Com ele é possível elaborar seu Orçamento Empresarial de forma colaborativa e confrontar os resultados mensalmente com o que foi planejado, identificando com facilidade onde estão os desvios e podendo realizar ajustes antes que sua empresa saia dos trilhos. Tudo isto 100% livre de planilhas!

Outras funcionalidades do Treasy englobam: Simulações e Cenários, Análises Gerenciais, Relatórios, Indicadores, e isso é só a ponta do iceberg. Além disso a equipe é super competente e pode ajudar sua empresa na implantação de uma política de Gestão Orçamentária.

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