Artigos

Exemplos de Planejamento Estratégico: O que você pode aprender sobre liderança com a série “La Casa de Papel”?

Personagens da série La Casa de Papel - exemplos de planejamento estratégico

Por que vamos falar de exemplos de Planejamento Estratégico  abordando esse seriado dos assaltantes que usam macacões vermelhos e máscaras de Salvador Dalí?

Bem… Certamente você viu alguma foto deles por aí. Eles têm boas lições para o mundo do empreendedorismo e mostram excelentes exemplos de Planejamento Estratégico. Mas antes de começar a ler, assista o trailer oficial da série e saiba um pouco do que estamos falando:

Produção da Netflix, a série “La Casa de Papel” estreou em Dezembro e causou grande repercussão nas redes sociais. A trama conta a história de um grupo de pessoas que, recrutadas por um personagem central, vão executar o maior assalto da história mundial: o assalto à Casa da Moeda da Espanha.

O enredo é tradicional e ousado, ao mesmo tempo. A quadrilha tranca o estabelecimento, faz reféns e, agindo de forma estrategicamente planejada, executam o assalto.

Mas calma aí, pessoal! Nós não vamos dar spoilers! Então, não vamos falar se o plano é frustrado ou não e nem vamos contar a história. Nosso foco aqui é falar das lições que podemos ter para o nosso dia a dia empresarial. Sobre isso, um personagem específico merece nossa atenção:

O professor!

o professor da série "la casa de papel"

(Olha só pra ele! Ninguém pensaria que este bom moço estaria envolvido no maior assalto da história mundial… )

O professor é o mestre. É o cérebro do assalto.

Posso ousar em dizer que ele é o maior entre os exemplos de Planejamento Estratégico já vistos na TV. Com uma inteligência acima da média, ele planejou o assalto durante anos, fazendo uma análise criteriosa sobre o cenário em que se cometeria o crime e se antecipando aos problemas que poderiam surgir no meio do caminho.

 Além disso, sua atuação dá lições claras da gestão estratégica de pessoas. Sabendo empregar o talento de cada membro da quadrilha da melhor forma para fazer o planejamento ser exitoso, ele motiva os ladrões a se apaixonarem pelo que estão fazendo.

Falar em paixão por roubar pode parecer um papo meio louco, nós sabemos! Mas encare isso como uma metáfora: sem paixão e vontade pelo que se faz, não há sucesso em empreitada alguma. E só o bom líder pode criar uma equipe apaixonada!  

Como qualquer grande líder e um exemplo de Planejamento Estratégico, ele planejou tudo nos mínimos detalhes. Você está pronto para ser como ele?  

(O professor dá as boas-vindas… Vamos começar?)

Exemplos de planejamento estratégico

  1. Pessoas são diferentes: use a peculiaridade a seu favor

Saber lidar com diferentes personalidades e empregar as habilidades de cada um para alcançar o resultado pretendido é um elemento que denota inteligência de liderança. Isso é saber usar seu time de forma estratégica. O Professor conquista a confiança de todos porque conhece a fundo a história e as características de cada um dos ladrões e sabe que todos serão indispensáveis para o sucesso do assalto. Cada um a seu modo.

Entender esse ponto vai te ajudar a entender o próximo tópico, que é…

  1. Uma boa equipe não é aquela formada por pessoas iguais à você

A quadrilha da série tem oito integrantes. Eles foram escolhidos a dedo por causa do seu perfil e habilidades, exatamente como num processo seletivo empresarial, e como eles serviriam para o objetivo final: os  2,4 bilhões de euros e o sucesso do seu plano.

  • Seu papel enquanto líder é: pensar qual é a equipe ideal para alcançar suas metas e não ter medo de escalar pessoas de perfis diversos, mesmo que seja um desafio lidar com elas. Na quadrilha da série, uns entendem de tecnologia, outros entendem de gestão do capital humano. Há quem se dê melhor na produção, outros na logística e sem esquecer dos talentos da estrutura… Identifique o papel de cada um no grupo e, ao selecionar, busque as habilidades e capacidades individuais mais marcantes. Saiba aproveitar o melhor de cada um.
  1. Investir em desenvolvimento de pessoal é essencial para um bom resultado

Tornar-se melhor em algo leva tempo e dá trabalho. No seriado, uma vez selecionados, os oito integrantes da quadrilha foram reunidos em uma casa durante cinco meses. Neste período, foram familiarizados com o plano e também uns com os outros: elemento indispensável para o sucesso da estratégia. Na hora de agir, todos sabiam o que fazer e quando. Só que, para chegar a ter este desempenho, foi necessário muitas horas de trabalho simulando situações que poderiam acontecer na Casa da Moeda.

Você, gestor, não pode ter medo de investir no desenvolvimento de sua equipe e, muito menos, negligenciar momentos de formação interna. Essa visão deve ser compartilhada com sua equipe. E mais do que investir na formação de pessoas, invista em experimentos. As tentativas perdurarão até atingir a máxima perfeição no aprimoramento dos processos e execução das tarefas. Para encurtar o caminho, monitore os resultados de forma constante.  

  • Seu papel enquanto líder é: Formule uma política de desenvolvimento contínuo para o seu quadro de colaboradores. Isso envolve treinamento e também monitoramento do clima organizacional. Ações de integração de equipe são importantes. É indispensável que o colaborador confie na empresa e trabalhe para ela com entrega. Para isso, mantê-los motivados é fundamental.  
  1. Seres humanos podem errar, aceite esta verdade absoluta

Nós sabemos, ninguém gosta de errar. Mas cada erro rende uma lição. Diante de um equívoco (que pode ser seu ou de algum membro da equipe), você terá sempre duas opções: aprender com o seu erro ou surtar com ele. A primeira alternativa é o melhor caminho para não desmotivar os agentes envolvidos no trabalho e abalar estruturas. Veja como um desafio a ser vencido para a melhoria de cada um. É como diz aquele ditado: “Um mar tranquilo nunca fez o bom marinheiro!”

Isso já nos coloca de frente para o próximo item, que é…

  1. Não importa o que aconteça: mantenha o equilíbrio

Contornar um problema de forma racional é indiscutivelmente mais eficaz do que tentar resolver tudo em clima de histeria. Na trama de “La Casa de Papel”, o Professor é um líder seguro, observador e equilibrado. Há alguns momentos em que tudo parece perdido ou fora de controle. Então, ele vem e arranja uma rápida solução.

Esta é mais uma lição da série: Seja o líder resolutivo e tranquilo que inspira seus colaboradores. Sua equipe adotará a sua postura, de forma automática. Magicamente, você terá um exército de pessoas resolutivas trabalhando com você.

Seria um sonho, não é?  

  1. o Planejamento Estratégico é o pilar de sustentação do sucesso de sua empresa

Você não conseguirá crescer sem Planejamento Estratégico. Na série, o Professor planejou cada um dos passos que sua quadrilha seguiria para atingir o objetivo final. O trabalho estava impecavelmente estruturado. Ele também antecipou contratempos, supondo cenários surpresa, simulando problemas e articulando as várias soluções possíveis, além de delegar tarefas. Tudo isso porque, para alcançar o que deseja, é necessário visão analítica e muito planejamento.

No mundo empresarial, é imprescindível que você planeje seus passos minuciosamente:

  1. conheça o cenário,
  2. conheça a força de trabalho da qual você dispõe,
  3. saiba quem é a sua empresa,
  4. defina quais são as suas metas,
  5. trace os caminhos possíveis para alcançá-las.

Além de tudo isso, pensar sobre o que pode atrapalhar esse caminho e já ter as cartas na manga para burlar esses problemas faz parte da postura de um líder vencedor.     

  • Seu papel enquanto líder é: Conheça tudo sobre a sua empresa e saiba onde quer chegar. Dentro disso, delegue tarefas e encoraje a equipe a ter autonomia ao executá-las. Defina o processo com clareza e seja transparente ao passar as diretrizes. Depois, deixe sua equipe trabalhar confiante. Isso trará resultados brilhantes em criação e inovação.

Gostou do material que preparamos? Você assistiu a série e quer compartilhar conosco as lições que aprendeu? Faça um comentário nesta postagem ou entre em contato conosco pelas nossas redes sociais para falarmos sobre isso. Se você ainda não assistiu “La Casa de Papel”, assista e entenda como o Planejamento Estratégico pode mudar a realidade de sua equipe.

Para saber mais sobre o assunto, leia GRÁTIS o nosso Guia do Planejamento Estratégico. Para descobrir onde contratar um serviço de Planejamento Estratégico, conheça o Scopi e peça uma demonstração.

Um abraço e até a próxima!

Letícia

CS da Scopi

Créditos de imagem: Divulgação.

O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Compartilhe:

Você também pode se interessar
10 Motivos para usar o Scopi e conquistar a excelência em gestão estratégica
práticas para o planejamento estratégico
4 Dicas práticas para o planejamento estratégico de 2017