8 filmes com dicas para liderar uma equipe de sucesso

Muitos gestores têm dúvidas ou incertezas sobre como liderar uma equipe de sucesso. Treinamentos incansáveis, cursos à distância ou coaching são alguns dos meios mais recorridos por profissionais para que lições de liderança possam ser aprendidas e aplicadas com sucesso.  E se dissermos que existe uma maneira bem mais fácil e divertida de aprender a liderar uma equipe de sucesso? Pois saiba que a sétima arte é nossa grande aliada nessa missão.

Pensando nisso – e pensando também em ajudar você a poupar tempo, sem precisar ficar procurando filmes por aí -, separamos uma lista com 10 filmes que vão ajudar você a se inspirar, compreender melhor o que é ser um líder e aprender lições valiosas sobre como tornar sua equipe um grande time de sucesso. E o melhor: todos estão na Netflix!

Pensa em melhorar seu planejamento estratégico? Clique no banner e baixe nosso teste de Gestão Estratégica gratuito e saiba por onde começar.

8 filmes para aprender a liderar uma equipe de sucesso

1 – Legítimo Rei, 2018

Spoiler: recomendado para líderes com uma equipe desmotivada.

O filme conta a história – baseada em fatos reais – de Robert the Bruce, primeiro rei da Escócia depois de um longo tempo de dominação inglesa. O cenário é completamente desfavorável para os escoceses, mas a estratégia e o conhecimento de Robert – além da vantagem de conhecer bem os seus soldados – faz com que o filme termine com um final feliz para o país.

Na história podemos perceber a raiva, a angústia e o sentimento de “tudo está perdido” reinando do lado escocês. Os soldados estão desmotivados pelo possível resultado da guerra. No entanto, Robert the Bruce consegue virar o jogo, apelando para o sentimento dos seus guerreiros e mostrando que, se cada um der o seu melhor, o time pode vencer todas as batalhas de uma vez por todas.

2 – Black Mirror: Bandersnatch, 2018

Spoiler: recomendado para líderes que precisam aprender a lidar com as consequências de suas escolhas.

Talvez este seja um título incomum para estar numa lista sobre filmes com dicas para liderar uma equipe de sucesso, mas Bandersnatch fala, principalmente, sobre escolhas e suas consequências. E um líder deve saber fazer escolhas e, inclusive, conviver com elas. A produção interativa da Netflix também deixa um recado: por mais que você capriche no planejamento, nada é à prova de erros.

O filme do serviço de streaming brinca – de uma forma muito bem pensada – com as nossas escolhas e o impacto que elas têm no nosso futuro. Claro, na vida real não temos a opção de voltar atrás, mas Bandersnatch nos ajuda a entender melhor sobre como funciona a dinâmica da ação e reação – e a lidar com ela de uma forma responsável.

3 – Divertida Mente, 2015

Spoiler: recomendado para líderes que precisam expandir sua subjetividade.

Este filme da Disney foi um sucesso de críticas. A obra, que aborda a evolução das emoções humanas, é considerada por muitos a melhor forma de aprender sobre inteligência emocional. E, se você trabalha com gestão, então já sabe: um líder sem habilidades emocionais não é um líder de verdade.

Sim, sabemos que  a palavra “subjetividade” não é muito ouvida no meio corporativo, onde reinam substantivos como objetividade, clareza ou metas. Mas acredite: um bom líder está preparado para lidar com as diversas camadas da mente humana e toda a subjetividade que vem com elas. Cada ser é único e entende o mundo de uma forma também única. Um líder de sucesso sabe extrair o melhor de cada membro para liderar uma equipe de sucesso. 

Spoiler: recomendado para líderes que têm dificuldade em fazer com que a equipe fique entrosada e integrada.

Jack Frost, o espírito do inverno; Papai Noel; Coelho da Páscoa; Fada do Dente e Sandman, o espírito do sono. Essa é a equipe dos Guardiões Imortais, que devem salvar o mundo do Breu. Além de sermos agraciados com uma versão mais moderna do bom velhinho, também temos bons exemplos sobre sacrifício, planejamento e objetivos. 

Na equipe do Norte (Papai Noel), vemos um time formado por elementos muito diferentes entre si e que – não raro – brigam ou não se sentem confortáveis na presença do outro. Tudo se resolve quando a equipe começa a se conhecer e ver que tem mais pontos em comum do que imaginavam. Claro, ter um objetivo em comum também ajuda bastante na hora de liderar uma equipe de sucesso. 

5 – Star Trek: Sem fronteiras, 2016

Spoiler: recomendado para líderes que buscam formar uma equipe mais autônoma.

Mais uma aventura da USS Enterprise sob os comandos do capitão Kirk. O remake de Star Trek nos garante um sentimento de nostalgia – e, para os maiores fãs da série, isso já seria motivo suficiente para ver – e também uma reflexão quanto à posição de líder: como garantir que seus colaboradores se saiam bem quando você não está presente?

Talvez seja hora de aprender com o capitão Kirk como confiar mais na sua equipe. Você montou esse time, você o conhece! Não há motivo para desconfiança. Sim, sabemos que, num primeiro momento, é difícil se desligar dessa insegurança, mas acredite: valerá a pena e você ainda está contribuindo para que a vida profissional dos seus liderados se torne mais produtiva e madura, tornando-se referência de como liderar uma equipe de sucesso.

6 – Vida de Inseto, 1998

Spoiler: recomendado para líderes que precisam de um empurrãozinho no planejamento estratégico criativo.

Para que qualquer revolução dê certo, é necessário que haja, no mínimo, uma excelente liderança, planejamento e criatividade – além de uma equipe engajada e cheia de vontade de mudar. É isso o que aprendemos com o longa da parceria Disney-Pixar que conta o dia a dia do formigueiro em que vivia Flik e a exploração que a comunidade de formigas sofria dos maldosos gafanhotos.

Não há como negar: Flick é um gênio – ainda que um gênio um tanto quanto excêntrico. Se você precisa se inspirar um pouquinho para criar planejamentos estratégicos mais criativos, esse é o filme para você. Não há como não se envolver com a paixão, determinação e ideias imaginativas das formigas!

7 – Sociedade dos Poetas Mortos, 1989

Spoiler: recomendado para líderes que precisam trabalhar a autoconfiança – sua e dos seus liderados.

O clássico dos anos 80 – e um dos melhores filmes de Robin Williams, diga-se de passagem – nos traz uma ideia principal: a mudança parte do nosso interior. Isso quer dizer que, não importa o quanto você invista em técnicas e tecnologias de gestão. Só um líder preparado e confiante pode ser capaz de conduzir uma equipe de sucesso.

É como diz o lema do filme: você deve ser a mudança que deseja ver. Se o problema da equipe são funcionários estressados, talvez você devesse refletir um pouco mais sobre como anda o seu estresse e comportamento. O problema é falta de comunicação? Então talvez você devesse dar o passo da mudança e começar a se abrir mais com seus liderados.

8 – Coach Carter: Treino para a vida, 2005

Spoiler: recomendado para líderes que querem ser uma inspiração para os seus liderados.

Um filme indispensável para quem quer se tornar um líder que extrai o melhor dos seus liderados. Além disso, lições de empatia, comprometimento e disciplina são os pontos altos do filme. Coach Carter também discorre sobre a importância do incentivo e do estímulo por parte do líder do time.

Com certeza você verá esse filme em várias outras listas de obras e produções que falem sobre equipes de sucesso, liderança, perseverança ou alcance de objetivos. Por quê? Porque essa película é tão marcante quanto inspiradora. Se você busca formas de despertar a mesma admiração que coach Carter despertou nos seus discípulos, está na hora de você prestar uma atenção a mais nesse filme e nas suas lições de empatia e coragem.

Quer ler mais dicas sobre controle de liderança?

Que tal começar por estes conteúdos?

Mas o melhor mesmo é ficar atento ao nosso blog e não perder nada! Acredite: você vai estar dominando o mundo do planejamento estratégico rapidinho.


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *