Artigos

Gestão de Processos: o segredo para fazer sua empresa funcionar!

Não, você não precisa trabalhar de terno e gravata (como o cara da foto) para gerenciar processos

Você pode trabalhar com equipamentos de segurança.

Ou então, vestindo uma camiseta e chinelos (nos lugares onde não há dress code, como aqui no nosso trabalho…)

Tanto faz como você trabalha, o tamanho da sua empresa ou o que você faz: a gestão de processos é para todos!

Ou, pelo menos, para todos aqueles que querem eficiência na recorrência das ações. Se não tem tempo a perder, deve repetir planos de ação que foram bons e ajudaram a chegar no objetivo. Valorize o seu tempo, esse que é cada vez mais escasso.

Calma, você já vai entender. Mas… SPOILER: absolutamente toda produção em larga escala precisa ter processos bem definidos e estruturados.

Qual é a principal vantagem de contar com processos? Repetir o que é bom e deu certo!

Processos são procedimentos inteligentes consolidados para produzir um elemento entregável.

É um sistema que se repete e que dá certo para o bom resultado, assegurando que você está dispondo de investimento suficiente (nem a mais nem a menos) de:

  1. tempo,
  2. dinheiro,
  3. pessoal.

Ao manter processos eficientes e consolidados, sua empresa avança em escalabilidade. Ou seja, cresce em produtividade e lucratividade sem, necessariamente, crescer seus custos operacionais nas mesmas proporções.

O que é processo?

Processo é uma sequência de ações, com início e fim, mas que se repetem periodicamente (exemplo: trimestral, semestral, anual) em ciclos, visando um resultado não necessariamente exclusivo (como no caso do processo de produção especializada).

Há processos que ocorrem diariamente, por exemplo, e, neste caso, não demandam o acompanhamento via sistema.

Qual é a importância de processo na gestão de uma organização?

Fazer o correto gerenciamento de um processo dentro de uma empresa é a condição que vai mantê-la em pleno funcionamento e, também, será o combustível que vai possibilitar que ela atingir seus objetivos.

Isso acontece por meio de dois eixos indispensáveis:

  • Organização: processos ajudam a manter tudo no lugar ao mesmo tempo que evita que a produção estacione;
  • Crescimento: eles ajudam a aprimorar o fluxo de trabalho, permitindo que você trabalhe melhor e entregue mais sem precisar trabalhar mais.

Processos possibilitam escalabilidade: o case Mc Donalds

Você assistiu ao filme Fome de Poder?

Ele narra a história de como Ray Kroc descobre um processo de montagem de lanches criado pelos irmãos Maurice e Richard McDonalds.

Imagem: Divulgação Netflix

Na verdade, a história conta muito mais coisas… Mas não vamos dar um spoiler do filme, não. Assista e reflita você mesmo!  

Podemos adiantar é que, se você assistir o filme, vai compreender como Ray Kroc enxergou o potencial do processo de produção do McDonalds antes de todo mundo.

O segredo? PROCESSO!

O processo de montagem do lanche foi ensaiado em uma quadra de tênis e minuciosamente estudado, repensado, reelaborado. Havia dois objetivos:

  1. que nenhum funcionário batesse o braço no outro;
  2. que o lanche fosse preparado em pouco mais de 1 minuto.

Uma vez com o processo consolidado, outro desafio:

  • encontrar pessoas que fizessem uma gestão eficiente desse processo.
    Como não permitir que a qualidade do sanduíche decaia mesmo ele sendo preparado em tempo recorde?

Ao contar do que se trata essa sistemática, não podemos deixar de citar o fordismo. Você conseguiu perceber as semelhanças entre ambos os modelos?

Criado para reduzir custos de produção de uma fábrica de automóveis ao máximo, o fordismo funcionava tendo como princípio a especialização que cada funcionário da empresa teria na hora de montar o produto, sendo cada um responsável exclusivamente por uma etapa da produção.

Essa sistemática mudou para sempre o mercado automobilístico e industrial.

A moral da história é: os processos são necessários. E gerenciá-los de forma eficiente é indispensável, pois com certeza eles podem configurar um diferencial para você.

Isso vai resultar em mais produtividade: não significa trabalhar mais e entregar mais. Significa trabalhar melhor para entregar mais e melhor.

Como fazer gestão de processos utilizando uma plataforma como o Scopi?

O Scopi é um ótimo aliado para a consolidar sua gestão de processos. Ele permite que você monitore o status de cada atividade de forma rápida e transparente.  Além disso, cada colaborador tem um login com o qual pode acessar o sistema. Lá, é possível criar um processo e compartilhá-lo com todos os envolvidos nele.

Ponto positivo: as datas sempre estarão sendo atualizadas pelo próprio executor do processo, o que facilita a transparência e a comunicação interna. Além de acompanhar prazos, você consegue também inserir comentários sobre quaisquer contratempos que os colaboradores encontrarem na execução do processo.

Saiba mais!  Acesse nosso site e descubra como contar com a melhor ferramenta de Planejamento Estratégico para gerenciar os processos de sua empresa.  


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

 

Compartilhe:

Redação Scopi
Redação Scopi
O Scopi está comprometido em fortalecer a cultura do Planejamento Estratégico em todo o Brasil. Quer publicar um conteúdo em nosso blog? Escreva para comunicacao@scopi.com.br e saiba como fazer um guest post em nosso blog.
Você também pode se interessar
Glossário do Planejamento Estratégico
adotar um Planejamento Estratégico
Dez situações que podem ser evitadas ao adotar um Planejamento Estratégico