Artigos

Gestão por Diretrizes (GPD): método Falconi dá o direcionamento certo para engajar!

Gestão por diretrizes é um modelo de gestão que consiste em identificar para todos qual é a meta individual de cada colaborador da empresa e apontar como isso ajuda no alcance do objetivo macro.

Em resumo, é mostrar qual a porcentagem de responsabilidade de cada um no sucesso de uma meta batida, por exemplo. Isso é muito importante para que todos reconheçam sua participação no processo e no êxito dele!

A gestão por diretrizes assegura a consistência do desdobramento de metas. Com isso, garante a coerência entre os indicadores utilizados na avaliação de desempenho dos processos.

E como funciona a Gestão por Diretrizes?

O processo se inicia com a elaboração do quadro de objetivos. Após aprovado, este quadro é compartilhado entre os gerentes dos diferentes departamentos, que elaboram metas secundárias alinhadas com ele.

Em geral, este processo é conduzido pelo presidente da empresa. Hoje, sabe-se que a Gestão por Diretrizes é o modelo de gestão utilizado por gigantes como Massey Ferguson e Peugeot.

Semelhanças com o BSC? Não é por coincidência…

A gestão por diretrizes e o BSC guardam muitas semelhanças entre si.

O BSC é um sistema de gestão que permite desdobrar objetivos anuais em metas e ações (medidas) que serão tomadas em todos os níveis hierárquicos.

Método Falconi fortalece o engajamento!

Qualquer contexto empresarial precisa contar com direcionamento. Saber onde está e para onde vai é o segredo do sucesso de qualquer companhia.

E se para você esta é uma obviedade, para outros gestores não é tanto assim… Os dois maiores motivos da falta de engajamento de um time são:

  • nem todos sabem para onde estão indo;
  • a falta de uma filosofia empresarial transparente.  

Não importa o tamanho da sua empresa: se você sabe para onde sua companhia está indo, seus gestores também precisam saber e atuar alinhados com essa visão.

Não esqueça dos colaboradores!

São eles que vão fazer as entregas de alta qualidade que você tanto precisa para fazer sua empresa prosperar. Logo, todos estão interligados de alguma forma e, se algum dos participantes do processo não estiver alinhado, todos perdem.

O papel do líder, como sempre, é fundamental

Este processo é liderado pelo diretor presidente. Afinal de contas, ele é elaborado a partir dos objetivos da empresa, como um todo. E logo depois, é desdobrado em metas menores e imediatas, correspondentes à cada setor.

Exatamente como no BSC, tanto em nível macro como em nível micro, o papel do líder (gestor) é fundamental na execução. Apenas o acompanhamento e o alinhamento da visão entre todos os setores pode garantir que a metodologia vai, realmente, trazer os resultados esperado e engajar a equipe.  

Vantagens da Gestão por Diretrizes

  • Potencializa o alcance das metas estratégicas, uma vez que tem grande foco no desdobramento das metas estratégicas até o nível operacional;
  • Reduz significativamente o grau de incerteza do planejamento anual, já que conta com o processo de catch-ball, isto é, a negociação de metas em cada um dos níveis da organização;

  • Padroniza o acompanhamento de metas e criação de planos de ação, visto que estabelece resultados e atividades até o nível de rotina da organização.

Quero implementar a Gestão por Diretrizes no meu negócio: como o Scopi pode me ajudar?

O Scopi é uma ferramenta que auxilia na implementação e no monitoramento do Planejamento Estratégico, empregando o modelo BSC, conhecido por ser o mais completo método de Planejamento Estratégico existente no mercado.

Ao contar com o Scopi, você tem na palma da mão as mesmas possibilidades que o gerenciamento pelas Diretrizes pode oferecer à sua empresa. Veja:  

 

  • Todos sabem quais são suas metas

 

Indicadores (KPIs) com suas metas servem para que todos saibam para onde a organização está indo e onde deve chegar. Dessa forma, é fundamental que o trabalho seja balizado por metas, em qualquer esfera.
No Scopi, as metas são distribuídas para os coordenadores das áreas (diretores, gerentes, gestores) e para os responsáveis (pessoas dedicadas à operação), que são usuários do sistema.

 

  • O sistema é colaborativo

 

O Scopi permite que você monitore o status de cada atividade de forma rápida e transparente. Cada colaborador tem um login com o qual pode acessar o sistema.

Lá, é possível criar um processo e compartilhá-lo com todos os envolvidos nele.

Dessa forma, você obtém datas sempre atualizadas pelo próprio executor do processo, o que facilita a transparência e a comunicação interna.

Quer saber mais sobre o Scopi?

Acesse nosso site e descubra todas as possibilidades que ele vai trazer para o sucesso da sua empresa.


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Compartilhe:

Redação Scopi
Redação Scopi
O Scopi está comprometido em fortalecer a cultura do Planejamento Estratégico em todo o Brasil. Quer publicar um conteúdo em nosso blog? Escreva para comunicacao@scopi.com.br e saiba como fazer um guest post em nosso blog.
Você também pode se interessar
A felicidade e o bem-estar do seu colaborador revelam quem é a sua empresa!
11 Passos para implantar o planejamento estratégico