Artigos Intermediário

A Importância da Segunda-feira na Gestão Estratégica

Gestão Estratégica

Se você tem uma cultura de fé, uma religião, na qual você cumpre alguns ritos, domingo é um dia sagrado. A ida na missa, no culto, é um dever, uma profissão de fé. Sem esta participação, não há religião. Transportando para a cultura de uma gestão estratégica, implementada a partir de um planejamento estratégico, a segunda-feira é o dia sagrado da gestão.

Dia em que coordenadores avaliam o desempenho da sua equipe, se estão seguindo o que foi planejado e se estão conquistando suas metas devidamente mensuradas.

Gestão Estratégica: Por que realizar?

A reunião de avaliação das segundas é uma oportunidade para avaliar mais de perto o que foi feito na semana anterior e o que será feito prioritariamente na semana que se inicia.

Com este acompanhamento do planejamento, em que as tarefas são priorizadas, as chances de êxito aumentam consideravelmente e se obtém melhores índices de produtividade.

 

Como funciona?

A reunião normalmente acontece no primeiro horário de trabalho.

Cada funcionário mostra o que foi concluído e o que ficou pendente.

O gestor propõe as próximas tarefas e juntos definem o cronograma, incluindo um novo cronograma para as tarefas pendentes.

Os indicadores de cada colaborador são revisados e se projeta a tendência do mês, se os resultados, até então obtidos, apontam para o atingimento da meta chegado o final do mês, caso a tendência seja mantida.

 

Pontos críticos de sucesso:

Dentre os pontos críticos para que a reunião de segunda seja um sucesso temos:

  • Como toda a reunião, cumprir o horário de início e término é indispensável;
  • Manter a frequência sem falhar semana alguma;
  • Trabalhar com indicadores atualizados diariamente ou semanalmente;
  • Contar a participação de todos os colaboradores que possuem metas;
  • Ter metas adequadamente definidas, ou seja, sem estimar a mais ou a menos das possibilidades da equipe e do mercado.

Recomenda-se que a reunião não ultrapasse 30min, dependendo do número de participantes e do volume de metas existentes.

Veja também:
– Planejamento Estratégico: O Que é e Como Fazer

– O Papel do Líder no Planejamento Estratégico

Compartilhe:

Redação Scopi
Redação Scopi
O Scopi está comprometido em fortalecer a cultura do Planejamento Estratégico em todo o Brasil. Quer publicar um conteúdo em nosso blog? Escreva para comunicacao@scopi.com.br e saiba como fazer um guest post em nosso blog.
Você também pode se interessar
Futebol – Uma aula de má gestão
Planejamento Estratégico de uma empresa
9 razões para não falhar no Planejamento Estratégico de uma empresa