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Mapa da empatia: quem é o seu cliente?

Você sabe o que é empatia? Se considera empático?
A empatia é importante para diversos aspectos da sua vida, desde relacionamentos pessoais até sua vida profissional.

O que é empatia no âmbito empresarial?

Empatia é a capacidade de compreender emocionalmente o outro. Em uma atmosfera empresarial, que busca cada vez mais humanizar suas ações, ser empático pode determinar o sucesso de uma estratégia.

Como vender mais e fidelizar seu cliente sem saber o que ele espera, precisa ou
necessita?

Saber a dor do cliente é fundamental. Por isso, empresas investem em boas ferramentas e metodologias para exercitar a capacidade de entender o outro.

Conhecendo quem está do outro lado!

Para que uma empresa cumpra com sua proposta de valor, desvendar os hábitos de seu público-alvo chegar ser uma obrigação. É tão importante que deve fazer parte do planejamento estratégico.

Para conhecer seu público e saber “quem está na outra ponta de uma negociação”, muitos métodos foram e continuam sendo desenvolvidos. Um deles é o recente  Mapa da Empatia. Você já conhece?

Descubra o que é mapa da empatia.

O Mapa da empatia nasceu do raciocínio de Scott Mattews, um executivo da empresa norte-americana de consultoria Xplane e como o nome já diz é um mapa que apresentar as características do cliente que definem o seu perfil.

Ao desenvolver o mapa da empatia, Mattews buscava visualizar de forma mais nítida o pensamento e as necessidades das pessoas que ele queria atingir com uma campanha publicitária.

No Marketing, a técnica também é amplamente empregada em processo semelhante. É o chamado  “desenho de  buyer Persona para definir o perfil de quem será atingido com uma campanha de Marketing Digital.

Em âmbito empresarial, o Mapa da Empatia é empregado para identificar oportunidades de negócios, riscos  e também para detectar possíveis melhorias em produtos e serviços.

Como criar um Mapa da Empatia para a sua empresa?

O Mapa da empatia tem 6 passos.

Para entender o cliente o caminho é fazer perguntas. Investigue, descubra como ele se sente, o que pensa, ouve,  vê, fala, faz. Quais são suas dores e necessidades. E isso não diz  respeito apenas ao consumo do seu produto: você precisa entender o contexto no qual ele está inserido.

Explico: diversos aspectos alheios ao que você quer vender podem interferir na decisão de compra e na percepção de mundo dele. Calce os sapatos do seu cliente. Descubra o que faz brilhar o olho dele! Vamos detalhar:

O que ele vê?

Nesse campo devem aparecer as respostas para perguntas como:

  • Eles são conectados à internet? Assistem TV?
  • Qual a ocupação das pessoas que rodeiam os clientes?
  • Quais são seus hábitos de compra? Eles costumam, por exemplo, pedir comida em casa?
  • Ele faz compras em lojas físicas ou online?

O que ele ouve?

Pense e responda agora a essas perguntas a respeito do seu cliente:

  • Quem são as pessoas e os ideais influenciadores do seu cliente?
  • Quais são as frases que ele costuma ouvir desde quando era criança dos pais, avós,
    amigos?
  • O que dizem as marcas que ele consome mais? Têm estilo mais relaxado ou arrumadinho?
  • Incentivam a viajar?
  • Quem são seus ídolos?

O que ele pensa e sente?

Aqui vão as respostas sobre os sentimentos do seu cliente:

  • Quais são as ideias mais importantes que ele pensa e não diz? (O que se passa na cabeça
    dele? Ele tem algum sonho que ainda não conseguiu realizar?)
  • Como ele se sente em relação à vida? (Está fazendo o que deseja? É feliz?)
  • Tem família ou planeja formar uma?)
  • Com o que anda preocupado ultimamente? Por quê?
  • Quais são alguns de seus sonhos?

O que ele fala e faz?

  • O que ele costuma sempre dizer?
  • Como ele costuma agir? (É impulsivo ou pensa bastante antes de tomar alguma decisão?)
  • O que gosta de fazer nas horas vagas?
  • Do que gosta de falar? (Respostas podem ser viagens, esportes, comida…)

Quais são suas dores?

  • Do que ele tem medo?
  • O que o frustra? (Não conseguir realizar algum sonho? Trabalhar muito e ter pouco dinheiro? Não conseguir economizar?)
  • O que tem atrapalhado ele?
  • O que ele gostaria de mudar em sua vida?

Quais são suas necessidades?

  • Que tipo de coisa ele precisa para se sentir melhor? (Dias de descanso? Viagem? Visitar
    a família e os amigos?)
  • Para ele, o que é sucesso? Onde ele quer chegar?
  • O que tem feito para ser feliz?
  • O que acabaria com suas dores?

No Planejamento Estratégico, como o Mapa da Empatia funciona?

Não entender o cliente não é o único problema. O problema é investir em algo que não tenha nenhuma conexão com o perfil do cliente.
Você precisa inserir a empatia  nos planos de ação que realiza.

No Scopi, o Mapa da Empatia, no modo Canvas, é o ponto de partida de todo o trabalho. O primeiro passo é criar o Canvas Modelo de Negócio e  em seguida o canvas Mapa da Empatia.

O modelo de negócio você sabe, é aquele “conhece-te a ti mesmo” que o Planejamento requisita.

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Comece AGORA a retomar os rumos do seu negócio.

Quero ler mais sobre o Mapa da Empatia!

Esses foram os blogs que nós lemos para desenvolver este conteúdo e de onde, também, extraímos imagens para ilustrar este post:

Realtime Blog
Acesso aqui

Blog da Agência Mestre
Acesso aqui

Canvas Academy
Acesso aqui


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Redação Scopi
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