Artigos

ERREI FEIO! Achei que apenas a metodologia OKR seria suficiente para transformar minha empresa no Google…

gestor usando metodologia okr

Leia o relato do Armando, esse cara da foto. Ele tem uma história interessante para compartilhar com você sobre adotar a metodologia OKR para fazer planejamento estratégico:

“Quando eu li as notícias sobre a metodologia OKR para fazer planejamento estratégico e descobri quais empresas tinham adotado ela, pensei que estava com a faca e o queijo na mão para fazer da minha empresa o novo Google…

Transformar a minha empresa no Google era tudo que eu queria. Não estou falando apenas da lucratividade… Estou falando de ser a melhor e mais conhecida empresa do ramo, líder de mercado e tudo que o Google representa.

Eu pensei que o segredo estava no método OKR. Mas estava ENGANADO!

Eu não sabia que o Google utiliza o planejamento estratégico com o método OKR por ser um método simplificado de planejamento estratégico que se enquadra bem na estrutura deles. E que, independente disso, o Google é uma empresa que monitora todos os seus indicadores minuciosamente…

Foi isso que os levou a excelência. E eu achando que era o OKR…

Eu descobri que por melhor que fosse a metodologia de planejamento estratégico que eu adotasse, ela não sustentaria o sucesso da empresa isoladamente.

Método simples para uma sistemática simples

Apenas para que você saiba: a sigla OKR significa Objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave em tradução livre) e funciona de um jeito muito simples.

Como o próprio nome diz, baseia-se na gestão por objetivos. Consiste no cascateamento de objetivos da empresa para:

  • executivos,
  • departamentos,
  • equipes,
  • pessoas.  

Para cada um dos objetivos definidos, definem-se também alguns resultados-chave a serem atingidos em um espaço de tempo (trimestral, geralmente).

A dinâmica garante um sólido alinhamento estratégico, já que reduz à zero a margem para problemas de comunicação, além de conferir transparência ao Planejamento Estratégico e autonomia aos colaboradores, facilitando o acompanhamento de prazos, status dos projetos e autogestão dos envolvidos.

3 coisas sobre o OKR:

  1. No OKR, os objetivos estão disponíveis para a consulta de todos, com um alinhamento fácil e simplificado.
  2. Isso faz com que o OKR seja o método certo para empresas que investem em trabalho colaborativo, onde todas as equipes trabalham juntas e compartilham o mesmo escopo de trabalho.
  3. A metodologia OKR se popularizou em startups, onde não há um grande número de gestores ou escalada hierárquica.

Zero implicações com o resultado final

Ele é um método simples direcionado para empresas com estrutura simples. Isso não faz dele pior ou melhor… Uma vez que você tem o método adequado para o formato da sua empresa, o que vai trazer o resultado é a forma como você o utiliza!

Nós adotamos o OKR, mas não acompanhamos os indicadores.

Por quê nós fizemos isso? Bem, ‘nós tínhamos o método de planejamento estratégico do Google, era só deixar acontecer e ele faria tudo sozinho… ’

Nem os próprios gestores acompanhavam os resultados. Por razões óbvias: as métricas faziam sentido nenhum, nós não sabíamos que era necessário definir as prioritárias de acordo com a nossa realidade…

Acompanhe o caminho, algo que eu não fiz e me arrependo

Descobri que, para ter uma empresa com um planejamento estratégico de sucesso, não basta apenas adotar a metodologia de uma empresa notável: há muitas outras coisas que você precisa observar.

Eu fui amador ao pensar que bastava implantar o OKR e que eu não precisaria mais me preocupar em monitorar semanalmente os resultados.

Desde que resolvi adotar o Planejamento Estratégico para ter um crescimento sustentável, eu pensei que bastava delegar tarefas e deu.

  • Desconsiderei as reuniões de segunda-feira, que são tão indispensáveis para acompanhar os resultados e alinhar todos os envolvidos nos projetos.
  • Desconsiderei rever a estratégia nos momentos em que senti que a empresa estava fraquejando (se eu tivesse analisado os dados, certamente teria conseguido fazer algo antes de deixar tudo virar uma bagunça);
  • Desconsiderei motivar o pessoal para continuar no caminho, registrando dados e monitorando.

Preste atenção! Não importa qual seja o método de Planejamento Estratégico: estabelecer uma rotina de análise é indispensável. O que você não analisa, você não melhora. E o que você não melhora, não evolui.

É preciso, ainda, registrar e atualizar os planos, as metas, os indicadores… Enfim, alimentar e analisar os relatórios de acompanhamento. Isso vai fazer com que você saiba ONDE ESTÁ e para ONDE QUER IR.

Claro! Com um software de planejamento, isso fica muito mais fácil…   

Se eu tivesse feito isso, o planejamento estratégico teria cumprido o seu papel: elevar os resultados da minha empresa e fazê-la aparecer entre os melhores do meu ramo.

Conheça a sua empresa e procure entender o que ela precisa. Você pode adotar qualquer método para Planejamento Estratégico: sem acompanhamento, nenhum deles vai funcionar, independente da metodologia escolhida”.

Armando tem uma história que poderia ser a sua… Sabe por quê?

Porque esta regra se aplica à todos os métodos: não basta se sustentar apenas na metodologia, mesmo se você adotar o famoso BSC (ou qualquer outra metodologia)Sem acompanhamento, nada feito!

Aprenda com os erros dos outros e use estas histórias para não repetir as mesmas falhas na sua empresa.

Se você já conhece a sua sistemática e sabe quais são as necessidades da sua empresa, qual método de Planejamento Estratégico você vai escolher?

Se você quiser conversar mais sobre o tema, nós da Scopi estamos prontos para ajudar!  


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Compartilhe:

Redação Scopi
Redação Scopi
O Scopi está comprometido em fortalecer a cultura do Planejamento Estratégico em todo o Brasil. Quer publicar um conteúdo em nosso blog? Escreva para comunicacao@scopi.com.br e saiba como fazer um guest post em nosso blog.
Você também pode se interessar
Por que 97% do seu planejamento estratégico é uma perda de tempo
máscara de carnaval - gestão estratégica nas empresas
Gestão estratégica nas empresas: Quando o resultado mascara um problema