Artigos Introdutório

3 Motivos que impedem o empresário brasileiro de planejar

Na história dos atletas campeões, das empresas bem sucedidas e dos países desenvolvidos, o planejamento estratégico está sempre presente, o que nos faz constatar que o sucesso depende do ato de planejar. No Brasil, talvez por ser ainda um país jovem, percebemos a falta da cultura do planejamento, se compararmos com países considerados desenvolvidos. Esta falta de cultura do planejamento pode ser percebida tanto no setor privado como no setor público. Aqui, separamos 3 motivos que impedem a maioria dos empresários de planejarem:

  1. Falta de conhecimento: ainda há muito desconhecimento sobre a importância de um planejamento. O que ele traz de benefícios e de que forma. Também falta conhecimento sobre as metodologias disponíveis que ajudam a criar um bom planejamento e acompanhar a sua execução. Também há uma certa resistência para contratar especialistas que poderiam ajudar o empresário a criar a cultura do planejamento em sua organização.
  2. Falta de tempo: o empresário está muito sobrecarregado, atuando excessivamente nas atividades operacionais, o que acaba restringindo o tempo necessário justamente para planejar. Muito do que o empresário faz no dia a dia, poderia ser eliminado com um bom planejamento, inclusive o retrabalho. Podemos dizer que o tempo que se leva para planejar é muito menor que o tempo que se consome fazendo sem planejar.
  3. Falta de visão de longo  prazo: como o empresário está muito no operacional, ele fica focado no presente, sem alocar tempo para analisar e pensar o futuro. Usando a metáfora do bombeiro, o empresário tem que apagar o incêndio sem tempo para se preocupar com a prevenção. O futuro fica por conta do destino, o que representa um grande risco.

Outros motivos podem ser pensados. Fala-se de aspectos psicológicos, que o brasileiro é um povo mais da ação do que da contemplação. Fala-se também que o brasileiro acredita que os problemas se resolvem por si ou por forças transcendentais. Neste artigo, vamos ficar com os 3 motivos citados que entendemos ser aqueles mais próximos do que pensam especialistas e os próprios empresários. Pensar, definir metas, prazos, aparentemente dá mais trabalho do que simplesmente agir. O problema é que raramente chegamos ao melhor lugar sem um bom planejamento. Vamos torcer para que um dia os empresários brasileiros assumam a bandeira do planejamento!

Veja também:
– Por que 97% do seu planejamento estratégico é uma perda de tempo
– Planejamento Estratégico: início, meio e fim


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Compartilhe:

Marcos Kayser
Marcos Kayser
CEO e Co-Fundador Scopi, Marcos é especialista em Planejamento Estratégico e mestre em Filosofia pela Unisinos, sendo também Diretor de Gestão da empresa TCA Informática, vencedora do Prêmio Nacional de Inovação em 2013.
Você também pode se interessar
Planilha de Planejamento Estratégico: 11 vantagens que você ganha quando escolhe um software de planejamento
Roteiro Para Reunião de Avaliação do Planejamento com o Scopi