3 Motivos que impedem o empresário brasileiro de planejar

Na história dos atletas campeões, das empresas bem sucedidas e dos países desenvolvidos, o planejamento estratégico está sempre presente, o que nos faz constatar que o sucesso depende do ato de planejar. No Brasil, talvez por ser ainda um país jovem, percebemos a falta da cultura do planejamento, se compararmos com países considerados desenvolvidos. Esta falta de cultura do planejamento pode ser percebida tanto no setor privado como no setor público. Aqui, separamos 3 motivos que impedem a maioria dos empresários de planejarem:

  1. Falta de conhecimento: ainda há muito desconhecimento sobre a importância de um planejamento. O que ele traz de benefícios e de que forma. Também falta conhecimento sobre as metodologias disponíveis que ajudam a criar um bom planejamento e acompanhar a sua execução. Também há uma certa resistência para contratar especialistas que poderiam ajudar o empresário a criar a cultura do planejamento em sua organização.
  2. Falta de tempo: o empresário está muito sobrecarregado, atuando excessivamente nas atividades operacionais, o que acaba restringindo o tempo necessário justamente para planejar. Muito do que o empresário faz no dia a dia, poderia ser eliminado com um bom planejamento, inclusive o retrabalho. Podemos dizer que o tempo que se leva para planejar é muito menor que o tempo que se consome fazendo sem planejar.
  3. Falta de visão de longo  prazo: como o empresário está muito no operacional, ele fica focado no presente, sem alocar tempo para analisar e pensar o futuro. Usando a metáfora do bombeiro, o empresário tem que apagar o incêndio sem tempo para se preocupar com a prevenção. O futuro fica por conta do destino, o que representa um grande risco.

Outros motivos podem ser pensados. Fala-se de aspectos psicológicos, que o brasileiro é um povo mais da ação do que da contemplação. Fala-se também que o brasileiro acredita que os problemas se resolvem por si ou por forças transcendentais. Neste artigo, vamos ficar com os 3 motivos citados que entendemos ser aqueles mais próximos do que pensam especialistas e os próprios empresários. Pensar, definir metas, prazos, aparentemente dá mais trabalho do que simplesmente agir. O problema é que raramente chegamos ao melhor lugar sem um bom planejamento. Vamos torcer para que um dia os empresários brasileiros assumam a bandeira do planejamento!

Veja também:
– Por que 97% do seu planejamento estratégico é uma perda de tempo
– Planejamento Estratégico: início, meio e fim


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Uma resposta

  1. Marcos, muito bem descrito e pontuado, pois é o que encontramos na maioria das empresas que prestamos serviços. Não é uma critica e sim uma constatação que reforça este artigo. Vejo que aprender, criar a cultura e ter ferramentas adequadas para fazer Gestão de Negócios por Estratégias planejadas é o caminho, mas tb é mudança de cultura organizacional.
    Abc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *