Profissional de planejamento do futuro: o que você precisa saber para se tornar um

Ah, a indústria 4.0! Alterou a forma como nos comunicamos, como consumimos e até mesmo como nos relacionamos com outras pessoas e nos comportamos no ambiente de trabalho. A quarta revolução industrial vem quebrando paradigmas e exige constantes adaptações. Quais características você imagina que serão indispensáveis no perfil do profissional de planejamento estratégico nos próximos anos?

Inegavelmente a combinação de diversos fatores – como tecnologia, geopolítica e comportamentos sociais – gera impactos diretos nessa área de atuação. Para não perder o timing, é essencial acompanhar o ritmo de um movimento global tão dinâmico, quanto desafiador

Com isso em mente, falaremos sobre as competências indispensáveis para se destacar enquanto profissional de planejamento. Neste artigo, você descobrirá que a lista inclui itens como:

  • Inteligência emocional;
  • Identificação de tendências;
  • Empatia com o próximo;
  • Visão data driven.

Mas, antes de entrarmos em detalhes sobre o que engloba cada um desses tópicos, explanaremos sobre o que, de fato, faz o profissional de planejamento em uma organização.

O que faz o profissional de planejamento estratégico?

Planejar estrategicamente trata-se de definir objetivos e analisar qual é a melhor rota a ser seguida para atingi-los com êxito. Em outras palavras, é projetar o futuro sem deixar de analisar o contexto atual – formado tanto por fatos ocorridos no passado quanto pela situação vivida no presente.

Portanto, o profissional de planejamento é responsável pela construção de estradas que levam ao crescimento de uma marca. Por isso a importância deste papel em empresas de todos os portes, segmentos ou frentes de atuação.

Dessa forma, um plano estratégico bem estruturado apresenta uma visão completa sobre o panorama da organização. Onde estava antes, onde está agora e onde pode e deseja chegar. É como um Raio-X: revela dores, identifica desafios e enxerga soluções para problemas específicos.

reunião com profissional de planejamento

Os benefícios? Melhorias na comunicação interna, identificação de possíveis ameaças e planos de ação e maior assertividade nas tomadas de decisão. Além de proteção contra as instabilidades do mercado, Análise SWOT completa e mais segurança em investimentos futuros, entre outros.

Esta é uma lista que justifica a incessante busca do profissional de planejamento estratégico por flexibilidade e adaptabilidade frente às constantes transformações dos cenários empresariais.

Chegou a hora de pensar no futuro e antecipar-se ao que vem por aí. Quais são as tendências apresentadas pelo mercado e as competências que não podem faltar no perfil do profissional de planejamento estratégico das organizações?

Veremos a seguir!

As competências do profissional de planejamento do futuro

São tantas coisas novas acontecendo ao mesmo tempo que às vezes fica difícil entender o que é realmente indispensável para que um profissional de planejamento estratégico se destaque em tempos de transformação digital.

Mas para encurtar este processo, reunimos características e necessidades que farão parte da lista de qualquer perfil empreendedor de sucesso durante os próximos anos. São elas:

Inteligência emocional

O bom gerenciamento das próprias emoções já se tornou diferencial competitivo entre profissionais. Isso por que ele relacionado ao papel do líder no planejamento estratégico

Em suma, é uma habilidade que máquina nenhuma domina! Pois envolve o lado emocional do ser humano e sua capacidade de lidar com situações típicas dos ambientes de trabalho. Ambientes que, por sua vez, estão sempre exigindo a melhor versão de seus colaboradores: capacidade de adaptação, habilidades de negociação, visão de futuro, pensamento lógico, enfrentamento de crises e jogo de cintura para conviver com perfis multidisciplinares em circunstâncias muitas vezes inusitadas.

Identificação de tendências

Pode parecer redundante, mas o profissional de planejamento que quiser se destacar no futuro deve pensar sempre à frente, mantendo-se alerta para identificar tendências sociais, econômicas e tecnológicas. O que nos leva ao… 

Digital first

Adotar um pensamento digital first é outra ação que se tornou obrigatória na era do marketing 4.0. A curiosidade sobre como essas transformações podem afetar o mercado como um todo é o que faz a engrenagem se manter em movimento, sempre acompanhando o ritmo imposto pela inovação. Portanto, atenção ao novo!

análise de dados

Visão data driven

Por fim, é preciso saber balancear as características mais humanas com questões mais técnicas. Temos que olhar para números, não há jeito! 

Mas não é só isso: dentro dos próximos anos somente ter acesso a dados não será suficiente para trilhar um caminho promissor. Será necessário que estes dados sejam analisados e transformados em informações relevantes, insights realmente estratégicos para a organização.

Afinal, softwares especializados ajudam – e muito – a manter tudo isso no radar. Plataformas de planejamento estratégico se tornaram referência por serem descomplicadas, inteligentes e confiáveis.

O Scopi, por exemplo, oferece uma variedade de funcionalidades que podem contribuir para a rotina dos profissionais da área. Entre elas, a automatização de processos, a centralização de informações, a transparência nas tomadas de decisão e o monitoramento completo das ações do time.

Empatia com o próximo

Empatia talvez seja uma das palavras mais em voga atualmente, não à toa. Se a segmentação da oferta está cada vez mais voltada ao consumidor, a empatia é uma característica que não pode faltar para o profissional de planejamento – dentro e fora do ambiente de trabalho.

Dessa forma, somente entendendo em detalhes as necessidades, dores e expectativas do nosso público seremos capazes de pensar em estratégias focadas no cliente, identificar oportunidades para a solução de problemas, fortalecer o sucesso da marca e estreitar laços com nossos consumidores.

Agradecemos a atenção. Compartilhe suas opiniões e dicas nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *