Artigos Introdutório

A Síndrome do Bombeiro

síndrome do bombeiro

 

A Síndrome do Bombeiro na Gestão Estratégica

A Síndrome do Bombeiro atinge muitos gestores, que perdem muito tempo apagando incêndios, atividade de bombeiros.

Incêndios que se traduzem em problemas e tarefas que poderiam ser evitadas se houvesse um bom planejamento. Uma das consequências é que o gestor acaba sendo muito operacional e pouco estratégico.

 

Antes de começar nossa conversa, é bom salientar que honramos a profissão de bombeiro. Apenas recorremos a um jogo de linguagem, que cita o bombeiro, para ilustrar que mais vale prevenir do que remediar, como tantas vezes já ouvimos falar.

O próprio bombeiro prefere trabalhar na prevenção de um incêndio do que apagá-lo, porém quando pensamos no bombeiro, pensamos muito mais na sua atuação no combate ao incêndio.

 

E você, se identifica com a Síndrome do Bombeiro?

Você deve estar se perguntando: “Será que eu tenho a síndrome do bombeiro?

Vamos explicar!

A síndrome do bombeiro é quando você precisa se envolver na solução de problemas, que poderiam ter sido previstos na fase do planejamento. Como não houve planejamento, não houve também a previsão de problemas, que poderiam ter sido evitados.

Como prevalece a cultura de não planejar, a própria solução para o problema que surgiu pela falta de planejamento é tratada sem um planejamento, fazendo com que um novo problema surja.

Na tentativa de resolver um problema, se cria outros. Até que a solução final seja encontrada, muitas tentativas serão realizadas, gerando desperdício de recursos humanos e financeiros, fora a perda de oportunidades.

A maioria dos contratempos que acontecem, existem pela ausência de uma visão e atitude mais estratégica. O planejamento é estratégico consiste em pensar na frente.  

Primeiro avaliar impactos e ameaças, depois sistematizar o que será feito, em quanto tempo, por quem e a que custo.

É durante esse processo que percebemos algo que parecia ser muito bom, mas na verdade não é tanto assim.

Muitas vezes é na fase do planejamento que nos damos conta que um ação não é viável e a decisão de não realizá-la evita equívocos e retrabalho.

Planejamento Estratégico é um investimento

Tempo é dinheiro e você não pode incorrer no erro de perder ambos quando quer o contrário, ter mais tempo e ganhar mais dinheiro.

Apesar de todos os benefícios que um bom planejamento traz, ele ainda é visto muito mais como um custo do que um investimento.

O que é um grande equívoco, pois sem planejamento, não há como enfrentar os imprevistos e as perdas são muito maiores.

O tempo investido em planejar, sempre será menor do que aquele de quando se age sem planejamento para conquistar o melhor resultado.

O resultado de desprezar a etapa do planejamento pode vir no curto ou longo prazo.

Entregas de trabalhos com atraso, clientes insatisfeitos com a qualidade de seus serviços, entre outras consequências podem, inclusive, afetar a imagem da empresa diante de seus consumidores.

É assim que a empresa literalmente “se queima”.

Em suma: a falta do hábito de planejar gera perdas muito maiores a ponto de  comprometer a gestão do seu negócio.

Deixe o trabalho do bombeiro para o bombeiro!

As empresas têm muito mais sucesso e reconhecimento quando os seus gestores conseguem romper com a cultura da falta de planejamento e assumem um papel muito mais de engenheiro do que bombeiro.

Criar o hábito de planejar, antes de sair fazendo é fundamental para uma organização e atingir suas metas e chegar aonde deseja.

Se planejar dá trabalho, “apagar incêndios” dá mais trabalho ainda. É uma questão cultural que pode ser superada com uso de tecnologias especializadas em planejamento.

O software de planejamento estratégico Scopi é uma delas. Ele é intuitivo e muito fácil de usar. Tem um passo a passo com vídeos tutoriais que ensinam a criar o planejamento e depois acompanhar toda a sua execução.

Acesse www.scopi.com.br e peça uma demonstração. Com o Scopi e um bom planejamento nunca mais você precisará apagar “incêndios” e “não vai correr o risco de se queimar”.

Marcos Kayser – CEO Scopi

Compartilhe:

Redação Scopi
Redação Scopi
O Scopi está comprometido em fortalecer a cultura do Planejamento Estratégico em todo o Brasil. Quer publicar um conteúdo em nosso blog? Escreva para comunicacao@scopi.com.br e saiba como fazer um guest post em nosso blog.
Você também pode se interessar
eBook – 20 Boas Práticas de Gestão
gestor usando metodologia okr
ERREI FEIO! Achei que apenas a metodologia OKR seria suficiente para transformar minha empresa no Google…