Artigos

Como a tecnologia na gestão de pessoas promove ganhos para a empresa

A implementação da tecnologia na gestão de pessoas é uma opção que vem ganhando mais espaço, em função das demandas da atualidade. Ao passo em que o mundo se torna mais globalizado, as empresas buscam adaptação às novas exigências do mercado.

Nesse sentido, uma organização que utiliza a tecnologia a seu favor é capaz de sobreviver mesmo nos momentos em que a economia entre em recessão. Por isso, é fundamental que se saiba quais opções existem no mercado, como implementá-las e torná-las úteis para proporcionarem bons resultados.

Esse tipo de recurso tem invadido o mercado de trabalho e facilitado a vida de muitas pessoas. Por isso, traremos, neste texto, uma série de informações para ajudar a conhecer melhor as vantagens da tecnologia na gestão de pessoas. Continue sua leitura!

Vantagens da tecnologia na gestão de pessoas

É importante saber o que se busca nos softwares de gestão de pessoas. É preciso responder perguntas como: qual é a necessidade de sua empresa? O que pretende melhorar? Quais as possíveis aberturas existentes para que não se invista em algo que não será utilizado?

As respostas ajudarão a conhecer melhor a empresa e garantir uma busca pela tecnologia que seja realmente efetiva. Assim, será possível ter diversos benefícios.

Descentraliza a informação

No mundo contemporâneo, o tempo é um dos maiores vilões. A falta dele é uma constante em quem trabalha nos mais diversos segmentos, e a tecnologia pode auxiliar nesse quesito. Canais corporativos têm se tornado ótimas opções para quem quer modernizar e informatizar a empresa.

Por meio do canal corporativo, o colaborador recebe informações diversas e importantes para o seu trabalho.

Ele também pode verificar o seu salário, o seu desempenho, as informações gerais sobre os seus colegas, entre outros dados relevantes. Com um software que habilite essa comunicação, a empresa poderá lucrar com a gestão do tempo.

Outra forma de descentralizar a informação e gerar engajamento na gestão de pessoas é o gamification. Esse processo utiliza games para transmitir informações. Ou seja, as empresas podem aproveitar da diversão para oferecer treinamentos simples e disseminar conhecimentos.

Gestão de pessoas

Possibilita a automação de processos

A automação de processos é fundamental para uma empresa dinâmica e ágil. Ela propõe custos reduzidos com a contratação de pessoal auxiliando na segurança da informação e na disseminação de dados importantes e de interesse coletivo.

Um dos softwares que podem auxiliar na automação é o Big Data. Esta tecnologia pode ser utilizada na empresa para compilar todos os dados, tais como os logins de acesso, as operações diversas, os históricos de processos etc.

Outro dispositivo que pode ser utilizado é o IOT (Internet of Things, ou Internet das Coisas). O nome é pouco explicativo, mas trata-se de um software que conecta uma série de outros dispositivos na internet. Mesmo que a empresa tenha muitos programas e ferramentas, é possível fazê-las trabalhar em conjunto e conectadas.

Reduz os custos e o tempo em processos seletivos

Com a tecnologia é possível otimizar processos seletivos por meio do cruzamento de referências e dados. Com um software direcionado você consegue aumentar a produtividade dos funcionários e, consequentemente, da empresa. Além de ganhar tempo para realizar outras tarefas.

Para ajudar na elaboração de processos seletivos diversos existe o MOOC (Massive Open Online Courses). Trata-se de uma ferramenta que cria e elabora processos seletivos, sendo que alguns deles podem ser conectados às grandes universidades. É uma boa opção se a empresa faz uso constante de cursos universitários para a captação de novos funcionários.

Mapeia as equipes

É muito fácil se perder nas informações. A mente humana pode ser potente, mas com a chegada constante de dados faz com que o cérebro acabe não dando conta de processar tudo.

Para evitar a perda de informações importantes, é possível utilizar um software capaz de armazená-las e retê-las por quanto tempo for necessário.

Reduz a dependência de determinados departamentos

Um software que lide com a captação e gerenciamento de dados e estatísticas do RH pode ser de grande ajuda ao delegar responsabilidades. É muito comum a compartimentalização de informações em equipes específicas e isso faz com que os dados fiquem restritos a determinado grupo.

Ao fazer com que esses dados sejam parte de um programa gerenciador é possível reduzir a dependência da empresa de determinados grupos como RH, que usualmente tem o monopólio dos cadastros de funcionários e trâmites relacionados a contratação e outros processos relacionados.

Facilita a comunicação

Por meio da tecnologia a comunicação interna de uma empresa pode ser bastante facilitada. Além do canal corporativo, outras tecnologias, até mesmo mais simples e gratuitas, podem ser utilizadas para transmitir informações entre todos.

Os critérios para o bom desenvolvimento do trabalho, assim como algumas dicas gerais, podem ser divulgadas dessa forma.

Por exemplo as Redes Sociais, que podem ser grandes auxiliares na comunicação da empresa. É possível também criar um e-mail privativo ou grupo no WhatsApp, Facebook ou outros.

Essa é uma forma de conectar os funcionários e a rotina da empresa. Só é preciso, sempre, lembrar-se de respeitar a privacidade dos colaboradores.

Gera resultados efetivos

Com o canal corporativo cada funcionário pode utilizar a tecnologia para facilitar a vida na empresa. Com a ausência de burocracia, aumentam os resultados positivos e, até mesmo, o posicionamento dos funcionários frente ao trabalho.

Além do mais, outros processos da empresa podem se beneficiar desta facilidade como a implementação de treinamentos, os projetos de desenvolvimento pessoal e institucional, as melhorias na comunicação interna, a facilita nos procedimentos, entre outros.

O uso da tecnologia na gestão de pessoas pode ser de grande ajuda no crescimento da empresa, afinal, ela promove a facilidade e a retirada de processos burocráticos na rotina do escritório.

Sendo assim, investir nesses softwares pode ser algo a ser pensado, mas, sempre ressaltando a importância de manter uma equipe bem treinada para fazer um bom uso desse sistema.

O que achou das informações e novidades que trouxemos para você neste texto? Interessantes? Então, curta a nossa página no Facebook e continue antenado em nossas publicações.


O Convenia é uma startup que desenvolve soluções para facilitar o dia a dia dos profissionais de RH, como processamento de folha de pagamento, gestão de rotinas de departamento pessoal e contratação de benefícios corporativos. Conheça mais sobre o Convenia em nosso site.

Compartilhe:

Autor Convidado
Autor Convidado
Você tem um blog/site sobre Planejamento Estratégico e quer publicar um conteúdo em nosso blog? Escreva para comunicacao@scopi.com.br e saiba como fazer um guest post em nosso blog.
Você também pode se interessar
planejamento estratégico de uma empresa
Os perigos de ser uma empresa “Deixa a vida me levar”
mulher com notebook na mesa - planejar uma apresentação
3 passos para planejar uma apresentação de impacto