Artigos Introdutório

Uma solução para o problema do tempo

É bem provável que para ler este brevíssimo artigo você vai verificar, antes de qualquer coisa, a sua extensão. Se for muitas linhas, dificilmente você vai se animar a ler, pois não tem tempo, ou não tem tempo a perder, na medida em que fazer as tarefas de rotina é mais prioritário do que a leitura de um artigo sobre o tempo.

No contexto capitalista em que vivemos, não desfrutar de boas condições financeiras é um enorme problema, a ponto de gerar doenças como a depressão. Com pouco ou sem dinheiro, não será possível levar a vida sonhada, tendo que suportar a privação de não poder consumir o que a mídia nos tenta seduzir. A lógica então é dedicarmos grande parte do nosso dia a dia às atividades profissionais, como forma de conquistar o poder de compra, não que trabalhar não seja prazeroso, apenas que só trabalhar por prazer é algo totalmente incomum. Se o dia tivesse mais do que 24 horas e nosso corpo suportasse, é bem provável que iríamos usá-lo para trabalhar ainda mais em busca de um melhor retorno financeiro. Tempo e dinheiro então se fundem, sendo que a falta de um representa a falta do outro e se constitui no grande problema da sociedade moderna, chamada por alguns de pós-moderna. E o que fazer para solucionar o problema da falta de tempo? Como é humanamente impossível aumentar a carga horária do dia, uma das soluções é reduzir o desperdício de tempo, o que se pode conquistar com planejamento. Antes de sair fazendo, como é de costume, a recomendação é pensar nos objetivos e sistematizar os melhores caminhos para se chegar onde se deseja. O tempo que se levará para planejar certamente será ainda inferior ao tempo que se desperdiça, quando se faz sem planejamento, cuja falta nos obriga a fazer repetidamente até fazer bem feito. E hoje no mundo da tecnologia, há excelentes softwares que auxiliam no planejamento, dentre os quais o SCOPI(www.scopi.com.br).

Compartilhe:

Marcos Kayser
Marcos Kayser
CEO e Co-Fundador Scopi, Marcos é especialista em Planejamento Estratégico e mestre em Filosofia pela Unisinos, sendo também Diretor de Gestão da empresa TCA Informática, vencedora do Prêmio Nacional de Inovação em 2013.
Você também pode se interessar
como melhorar a assertividade empresarial
Como melhorar a assertividade empresarial: Entenda os 4 princípios que regem a vida e sua relação com o sucesso
homem com a cabeça baixa na mesa com o notebook na frente - liderança estratégica
Sem liderança estratégica e sem engajamento: A culpa é do gestor!